Seleção Brasileira Feminina Sub-20 reiniciou nesta semana os treinamentos com foco total na Copa do Mundo da categoria, que será disputada de 5 a 24 de agosto, na França. Sob o comando do técnico Doriva Bueno, as 21 atletas convocadas permanecerão concentradas até o dia 31 de julho, na Granja Comary, em Teresópolis (RJ), realizando treinamentos físico, técnico e tático. Nesta primeira etapa, as atletas participaram de atividades no campo e foram submetidas ao teste de suor para hidratação personalizada.
Campeão Sul-Americano da categoria no início deste ano, Doriva Bueno acredita que a experiência continental ajudará na Copa do Mundo.
“A gente tem que tirar as lições e coisas boas que fizemos no Sul-Americano. Sabemos que o nível de competição do Sul-Americano é diferente do Mundial. As meninas foram alertadas quanto a isso, treinando todos os dias sabendo das dificuldades e da intensidade que serão os jogos”, analisou o técnico.
Após a conquista da competição continental, a Amarelinha passou por um período de preparação e realizou dois amistosos contra a seleção americana. Vitória brasileira de 3 a 2 no primeiro jogo, e derrota por 2 a 1 na segunda partida.
“O amistoso foi muito bom para a gente fazer uma reavaliação pós Sul-Americano. Nós tivemos um período de treinamentos e precisávamos de um jogo mais forte para ver como a equipe se comportaria. O desempenho delas foi bom, e eu acho que é o que vale, independentemente do resultado. Agora estamos fazendo a avaliações daquilo que a gente fez de bom e do que precisa melhorar para que a gente chegue na competição em um nível ainda melhor, com as meninas tranquilas”, disse
Um total de 16 seleções se qualificaram para o Mundial, sendo que a nação anfitriã (França) já tinha vaga garantida automaticamente. As demais 15 seleções advieram de torneios continentais realizados pelas seis confederações do futebol associadas à FIFA.
As quatro cidades sedes, todas localizadas na região da Bretanha (Vannes, Concarneau, Saint-Malo e Dinan-Léhon) abrigam estádios com capacidade máxima de 9.500 lugares, sendo o menor deles, o Estádio Guy Piriou, com capacidade para 500 pessoas. A partida de abertura, as semifinais, o terceiro lugar e a final serão disputados em Vannes.
A atual campeã é a seleção da Coreia do Norte, título conquistado em 2016, na Papua Nova Guiné. Ela venceu a França por 3 a 1. O terceiro lugar ficou com o Japão, que derrotou os Estados Unidos por 1 a 0. A melhor colocação da seleção brasileira aconteceu em 2006, na Copa da Rússia, com vitória nos pênaltis sobre a equipe norte-americana (6 a 5).
Confira os jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo
DIA 05.08
BRASIL x México – 08h30 (de Brasília) Local: Stade du Clos Gastel, Dinan/Léhnon
DIA 08.08
BRASIL x Inglaterra – 08h30 (de Brasília) Local: Stade du Clos Gastel, Dinan/Léhnon
DIA 12.08
BRASIL x Coreia do Norte – 08h30 (de Brasília) Local: Stade Guy-Piriou, Concarneau