A Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil, prorrogou o Feirão Limpa Nome. O prazo agora vai até segunda-feira, 31 de março, em parceria com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), a Federação Brasileira e Federação Brasileiras de Bancos (Febraban) e mais 1.456 empresas que oferecem descontos de até 99% sobre o valor total da dívida.– não apenas juros e multas. O parcelamento pode ser feito em até 72 vezes.
É a possibilidade de limpar o nome e aumentar a pontuação de Serasa Score na hora. São mais de dez mil agências dos Correios no país. Em Ribeirão Preto, o atendimento acontece em dez unidades: a do Antônio Marincek, Centro, avenida Independência, Jardim Califórnia, Jardim Paulista, Parque Industrial Avelino Alves Palma, Parque Residencial Lagoinha, Vila Virgínia, Ribeirânia e Vila Tibério.
Os consumidores endividados podem consultar e negociar seus débitos gratuitamente em qualquer uma das 1.387 agências dos Correios do estado até o dia 31 de março. Sem qualquer cobrança de taxa, as dívidas podem ser visualizadas no guichê de atendimento.
Basta que o titular apresente um documento oficial com foto para conferir as ofertas disponíveis, escolher quais contas deseja pagar e decidir entre quitar à vista ou parcelar conforme seu orçamento. No país, há um total de 602 milhões de ofertas disponibilizadas.
Os canais de negociação são o site da Serasa (www.serasa.com.br), o App Serasa no Google Play e App Store, o WhatsApp (11) 99575-2096 e nas agências dos Correios de todo o Brasil, onde há isenção de taxas para negociação de dívidas.
Levantamento especial realizado pela Serasa descobriu que 57 milhões de brasileiros não sabem que estão endividados. Entre os consumidores que desconhecem a existência de dívidas em seu nome, pelo menos 19 milhões deles foram negativados pelos credores.
Portanto, fazem parte do Cadastro de Inadimplentes: são pessoas físicas ou jurídicas que não sabem sobre a situação de inadimplência e nem sobre os benefícios especiais a que têm direito para negociar e limpar o nome. Esses 57 milhões de consumidores nunca consultaram o Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) no aplicativo ou site da Serasa
Por isso, desconhecem que há um total de 267 milhões de ofertas de dívidas para serem negociadas e pagas com vantagens e benefícios especiais, como os altos descontos, pagamento via Pix para baixa da negativação instantânea e a atualização do Score em tempo real. As ofertas desconhecidas do feirão de negociações estão disponibilizadas por empresas de diversos segmentos.
São bancos, cartões de crédito, securitizadoras (empresas que compram dívidas), universidades, lojas, supermercados, companhias de telefone e internet, energia, água e outros serviços essenciais. No estado de São Paulo são 12,5 milhões de consumidores que desconhecem suas dívidas. Desses, 3,8 milhões já estão inadimplentes.
Durante o feirão, a Serasa está oferecendo mais de 80,1 milhões de ofertas para ajudar os paulistas a quitarem suas dívidas desconhecidas. Aline Maciel, especialista da Serasa em educação financeira, explica que o desconhecimento sobre débitos pode ter diferentes causas, como a falta de monitoramento do CPF/CNPJ, dados cadastrais desatualizados e, de maneira mais ampla, a desinformação financeira.
“Muitos consumidores e empreendedores só descobrem pendências financeiras ao tentar contratar um financiamento, fazer crediário ou acessar um serviço básico”, conta Aline, gerente da plataforma Limpa Nome. “O controle da situação do nome acaba ficando em segundo plano, levando a descobertas tardias, quando a dívida já foi negativada“, comenta.