Uma cerimônia no início da tarde desta quinta-feira, 21 de setembro, no Salão Nobre do Palácio Rio Branco, marcou a assinatura da lei que cria a Feira de Economia Solidária, uma iniciativa da vereadora Gláucia Berenice (PSDB), que apresentou na Câmara projeto aprovado em 24 de agosto. O projeto nasceu no Fórum Permanente de Economia Solidária, presidido pela tucana.
O prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSB) sancionou a lei em solenidade que contou com a participação do secretário municipal de Assistência Social e vice do tucano, Carlos Cezar Barbosa, dos também secretários Isabella Pessotti (Cultura) e Edmilson Carlos Domingues (Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Serviços) e do também vereador Paulinho Pereira (PPS).
A lei prevê que a Feira de Economia Solidária será realizada mensalmente, no segundo domingo do mês, das dez às 18 horas, preferencialmente na praça San Leandro, no Jardim Paulista. Poderão participar apenas os produtores integrantes do Fórum de Economia Solidária de Ribeirão Preto.
A economia solidária abrange projetos produtivos coletivos auto-sustentáveis e autogeridos, entre os quais cooperativas populares, redes de produção, comercialização e consumo e micro-empreendedores. Os projetos abrangem áreas diversas, como agricultura familiar, reciclagem, artesanato, alimentação e outras.
A nova lei atende ao disposto em outra lei, a que instituiu a política municipal de economia solidária, também de autoria de Gláucia Berenice, aprovada pela Câmara Municipal no ano passado e promulgada pela própria autora quando esteve ocupando o cargo de prefeita interina, em dezembro de 2016. A política municipal de economia solidária visa a multiplicação de espaços para a exposição da produção dos empreendedores solidários.
No último dia 15, Duarte Nogueira já havia sancionado lei que autoriza a realização da Feira do Produtor Rural em Ribeirão Preto. O evento acontecerá às quintas-feiras, das 14 às 18 horas, no Parque Prefeito Luiz Roberto Jábali (Curupira). A proposta partiu dos vereadores Fabiano Guimarães (DEM) e Paulinho Pereira.