Neste sábado, 25 de janeiro, das nove às 14h30, a Coordenadoria de Bem Estar Animal (CBEA) realizará mais uma edição da feira de adoção, que acontece uma vez por mês em sua sede, na avenida Eduardo Andrea Matarazzo (Via Norte) nº 4255, no antigo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Para mais informações, o telefone é (16) 3628-2778.
No total, são 65 animais que esperam fazer parte de uma nova família, sendo 50 cães e 15 gatos entre jovens e adultos. Todos os animais disponíveis para adoção são castrados, vacinados, vermifugados e microchipados, método usado para controle das adoções. “É uma indicação que esse animal veio da CBEA, então, se algo acontecer com ele, conseguimos saber quem é o dono, entramos em contato e ele pode até ser multado por maus tratos”, explica a coordenadora Carolina Vilela.
Para quem deseja aumentar a família adotando um cachorro, Carolina Vilela orienta que o responsável já leve um guia para facilitar a locomoção. Já para os gatos, a indicação é que a nova família leve uma caixa com ventilação para o transporte do animal. A exigência é a apresentação de um documento com foto e comprovante de residência.
Adoção consciente
Carolina Vilela explica que a adoção é um ato de responsabilidade com os animais. “É como se fosse um filho. Então, durante o processo de adoção, é feita uma entrevista onde passamos orientações, questionamos sobre a casa da pessoa, se tem outros animais, rotinas, etc”.
A coordenadora também orienta sobre os primeiros dias da adoção, no sentido de adaptar o animal ao novo espaço e novas pessoas. “Nós sempre recomendamos que no início, a segurança e proteção são primordiais para a adaptação, principalmente para que não saiam na rua”, comenta a coordenadora.