A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto anunciou, na tarde desta terça-feira, 17 de março, a nova data da 20ª Feira Internacional do Livro (FIL), que estava inicialmente agendada para ocorrer entre 30 de maio e 7 de junho, mas foi adiada por causa da pandemia mundial do novo coronavírus, o covid-19. O evento será de 10 a 19 de setembro.
A decisão foi anunciada após reunião com o prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB), na tarde desta terça-feira (17), no Palácio Rio Branco. Por meio de nota, a fundação informa que “em decorrência da pandemia de coronavírus no país, a 20ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto (FIL) foi adiada para 10 a 19 de setembro. Em breve, enviaremos comunicado com mais detalhes sobre a decisão efetuada pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto”, diz.
A feira completa 20 anos em 2020 e traz o tema “20 anos depois. E agora?”. A festa literária vai manter seu formato original com realização compartilhada com diversos parceiros e seleção de homenageados. O autor homenageado será Mia Couto. O autor educação é Edgar Morin.
A autora infantojuvenil é Semíramis Paterno e o autor local, Carlos Roberto Ferriani. A professora homenageada (local) é Elaine Assolini e o patrono Paulo Roberto Oliveira. O grande desafio desta edição de 2020 é que o evento foi transformado em Feira Internacional do Livro e lança daqui para frente coligações com pelo menos um país por edição.
No ano passado, a 19ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto contabilizou um público de aproximadamente 183 mil pessoas durante oito dias de evento e mais de 330 atividades. A Fundação do Livro e Leitura inovou na apresentação do seu tema central: “Entre uma história e outra, uma nova história – Um mundo melhor para todos. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”.