Tribuna Ribeirão
Cultura

Feira do Livro mira na formação de leitores

A Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto (FIL), tradicional feira a céu aberto que, há três anos tornou-se internacional, será realiza­da neste ano de 12 a 20 de agosto, com abertura oficial no dia 11 e traz como tema central a proposição “Entre os extremos, as dualidades: a literatura como elo”. O evento acontecerá de forma presen­cial em sete locais simultâne­os: Praça XV de Novembro, Theatro Pedro II, Centro Cultural Palace, Biblioteca Sinhá Junqueira, Teatro Mu­nicipal, SESC Ribeirão Preto, RibeirãoShopping e também prevê atividades on-line.

Para essa edição, a Funda­ção do Livro e Leitura, insti­tuição organizadora, propôs uma seletiva de nomes expo­entes da cultura e da educação brasileira como homenagea­dos da feira. São eles: Gilberto Gil (autor); Gilberto Dimens­tein (autor educação); Luiza Romão (autora local), Made­laine Pires (professora); Stella Maris Rezende (autora infan­tojuvenil) e Danilo Santos de Miranda (patrono).

O evento contará com uma programação intensa de atividades em diversos formatos ampliando as opor­tunidades de contato com o público, desde conferências, salões de ideias, mesas de debate, lançamento de livros, atividades culturais, perfor­mances artísticas, oficinas, além da participação de au­tores internacionais, entre outros atrativos.

Por mais leitores
Entre as novidades para esta nova edição da FIL, a di­retoria da Fundação do Livro e Leitura anuncia que tem a expectativa de trazer de vol­ta o “Cheque Livro” para estudantes de escolas muni­cipais e estaduais. O assunto já foi discutido em tratativas com a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, durante a primeira reunião do ano rea­lizada em 27 de janeiro e será reforçado com o Governo do Estado de São Paulo. “A ideia é retomarmos a iniciativa do Cheque Livro, garantindo às crianças do ensino fun­damental a experiência da compra do seu livro durante a visita à feira, o que estimula a prática da leitura e o gosto pelo livro”, comenta a pre­sidente da Fundação, Dulce Neves.

Ainda com foco no pú­blico infantil, a Fundação do Livro e Leitura lança mais um projeto de formação de leitores. Segundo Adriana Silva, curadora do evento, neste ano será criado o “Des­cobrindo Palavras” para anos iniciais do ensino fundamen­tal, iniciativa que engrossa a lista dos projetos “Combi­nando Palavras” – tradicional no evento e voltado aos anos finais do ensino fundamental e ao ensino médio; “Recor­tando Palavras” (oferecido a estudantes do 9º ano da Rede Pública de Ensino) e o “De­batendo Palavras” – outro lançamento, só que direcio­nado ao público universitá­rio. “Teremos toda uma pre­paração de Leitura – desde a educação infantil até o públi­co adulto – tanto em Ribeirão Preto, quanto na região. Este é um trabalho prévio e pro­gramado com efetivação e término na feira, propiciando inclusive o contato dos estu­dantes com os autores. Uma experiência que marca defi­nitivamente a vida do leitor”, destaca Adriana.

Postagens relacionadas

Temas atuais em texto do século XIX

Redação 1

Os irmãos Adorno

Redação 1

Evento de premiação do Prêmio Recall será dia 7, em São Paulo

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com