A Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto (FIL), tradicional feira a céu aberto que, há três anos tornou-se internacional, será realizada neste ano de 12 a 20 de agosto, com abertura oficial no dia 11 e traz como tema central a proposição “Entre os extremos, as dualidades: a literatura como elo”. O evento acontecerá de forma presencial em sete locais simultâneos: Praça XV de Novembro, Theatro Pedro II, Centro Cultural Palace, Biblioteca Sinhá Junqueira, Teatro Municipal, SESC Ribeirão Preto, RibeirãoShopping e também prevê atividades on-line.
Para essa edição, a Fundação do Livro e Leitura, instituição organizadora, propôs uma seletiva de nomes expoentes da cultura e da educação brasileira como homenageados da feira. São eles: Gilberto Gil (autor); Gilberto Dimenstein (autor educação); Luiza Romão (autora local), Madelaine Pires (professora); Stella Maris Rezende (autora infantojuvenil) e Danilo Santos de Miranda (patrono).
O evento contará com uma programação intensa de atividades em diversos formatos ampliando as oportunidades de contato com o público, desde conferências, salões de ideias, mesas de debate, lançamento de livros, atividades culturais, performances artísticas, oficinas, além da participação de autores internacionais, entre outros atrativos.
Por mais leitores
Entre as novidades para esta nova edição da FIL, a diretoria da Fundação do Livro e Leitura anuncia que tem a expectativa de trazer de volta o “Cheque Livro” para estudantes de escolas municipais e estaduais. O assunto já foi discutido em tratativas com a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, durante a primeira reunião do ano realizada em 27 de janeiro e será reforçado com o Governo do Estado de São Paulo. “A ideia é retomarmos a iniciativa do Cheque Livro, garantindo às crianças do ensino fundamental a experiência da compra do seu livro durante a visita à feira, o que estimula a prática da leitura e o gosto pelo livro”, comenta a presidente da Fundação, Dulce Neves.
Ainda com foco no público infantil, a Fundação do Livro e Leitura lança mais um projeto de formação de leitores. Segundo Adriana Silva, curadora do evento, neste ano será criado o “Descobrindo Palavras” para anos iniciais do ensino fundamental, iniciativa que engrossa a lista dos projetos “Combinando Palavras” – tradicional no evento e voltado aos anos finais do ensino fundamental e ao ensino médio; “Recortando Palavras” (oferecido a estudantes do 9º ano da Rede Pública de Ensino) e o “Debatendo Palavras” – outro lançamento, só que direcionado ao público universitário. “Teremos toda uma preparação de Leitura – desde a educação infantil até o público adulto – tanto em Ribeirão Preto, quanto na região. Este é um trabalho prévio e programado com efetivação e término na feira, propiciando inclusive o contato dos estudantes com os autores. Uma experiência que marca definitivamente a vida do leitor”, destaca Adriana.