Nesta quarta-feira (23) a programação da 18ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto se expande com atividades que reúnem figuras importantes e bem conhecidas pelo público. Às 10 horas e às 14h30 haverá a Contação de História “Festa Junina no Campo”, no Espaço do Leitor (no Estande da Fundação do Livro e Leitura), e a sessão “Clássicos da Minha História” com o tema “Emília, a boneca mais humana que gente de verdade”, às 10h30, com a professora Marisa Lajolo, no Auditório Meira Junior do Theatro Pedro II.
No período da tarde, o público poderá conferir no Centro Cultural Palace as apresentações do Coral Tom Sobre Tom, às 14 horas, e do teatro Sítio do Pica-Pau Amarelo, a partir das 14h30. No mesmo horário acontece o “Salão de Ideias” com os homenageados Camilo Xavier (autor local) e Heloisa Martins Alves (professora), na Sala Principal do Theatro Pedro II.
Dedicando sua vida profissional à medicina, Camilo Xavier sempre nutriu uma paixão pela literatura. Hoje, além de escritor e poeta, ele participa de projetos voltados ao incentivo da cultura em Ribeirão Preto. Heloisa Martins Alves é professora e seu contato com os livros começou desde pequena. Autora de três livros, hoje ela trabalha com artes visuais e formação de professores.
Às 16h30, no Auditório Meira Junior, o encontro é com o escritor paulistano Fernando Bonassi. Romancista, contista, roteirista, diretor e dramaturgo, Bonassi já trabalhou na TV Cultura e TV Globo, possuindo trânsito livre entre a literatura, a dramaturgia e o audiovisual.
Também no Auditório Meira Junior, a partir das 19h30, a Estácio traz o “Salão de Ideias” com a participação da ex-atleta Laís Souza. Integrante da Seleção Brasileira de Ginástica Artística nas Olimpíadas de Atenas (2004) e Pequim (2008), Laís Souza conquistou vários títulos e medalhas. Em 2014 sofreu um acidente que a deixou tetraplégica e a fez ter novos objetivos. Hoje, ela faz palestras e cursa Psicologia no Centro Universitário Estácio, em Ribeirão Preto.
No Theatro Pedro II, às 19 horas, acontece a “Conferência” com o escritor, professor e ex-ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, que trará uma conversa sobre sua história e sua carreira. Vencedor do Prêmio Jabuti de Melhor Ensaio em 2001 e organizador de uma série de programas sobre ética para a TV Futura, Renato Janine Ribeiro é atualmente professor titular de Ética e Filosofia Política na Universidade de São Paulo.
“Combinando Palavras” – A programação desta quarta-feira também conta com mais uma atividade do projeto “Combinando Palavras”. Desta vez os estudantes do ensino médio da rede estadual terão um encontro com o escritor Fernando Bonassi, às 8h30, no Theatro Pedro II.
Todos os eventos são gratuitos. Nos espaços sujeitos à lotação, os participantes devem retirar uma senha com uma hora de antecedência. Nos demais locais, a entrada será feita por ordem de chegada. A grade completa de atividades pode ser acessada no site https://goo.gl/Cps3fb da Fundação do Livro e Leitura.
Cortella – Uma viagem através do tempo e das histórias que os livros contam, permeada por reflexões sobre Filosofia e Literatura. Foi essa a tônica da “Conferência” de Mario Sergio Cortella na noite de segunda-feira (21) durante a 18ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto. A atração contou com uma participação massiva da população da cidade e região – como nos últimos anos – e lotou a sala principal do Theatro Pedro II, com mil pessoas no ambiente interno.
Além disso, a Fundação do Livro e Leitura organizou junto à produção do autor e setores responsáveis, uma transmissão simultânea por videoconferência na Tenda Sesc, na Esplanada do Pedro II, liberando mais 150 lugares. A transmissão permitiu ainda o funcionamento de um sistema de áudio para toda a Esplanada, de forma a contemplar todo o público presente. Um dos nomes mais conhecidos da filosofia no país, Cortella é famoso por contar diversas histórias e ideias durante suas palestras, que aos poucos vão se interligando.