A Fundação do Livro e Leitura, organizadora da Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto (FIL), vai promover um evento digital paralelo para celebrar os 20 anos de festa literária na cidade, mas avisa que não será um versão virtual da FIL. Informa, ainda, que a edição física da feira será realizada em 2021, mas a data ainda não foi definida – é provável que aconteça no período original, entre maio e junho.
Porém, a definição da nova data vai depender de como estarão a cidade, o Estado e o País em relação à pandemia do novo coronavírus, que provocou o cancelamento da edição deste ano. A 20ª Feira Internacional do Livro estava agendada para ocorrer entre 30 de maio e 7 de junho e havia sido adiada para setembro, entre os dias 11 e 20. No entanto, a falta de perspectiva sobre o controle da covid-19 levou a prefeitura a cancelar o evento.
Por meio de nota, a Fundação do Livro informa que, desde 10 de junho, “a diretoria da instituição e seu Núcleo de Programação estão montando uma nova ação que acontecerá em setembro, em meio digital, estritamente para comemorar os 20 anos da feira, que de qualquer forma, seriam celebrados na Feira Internacional do Livro presencial, mas antecipa que esta operação não será uma versão digital da FIL, como foi sugerido no comunicado da prefeitura de Ribeirão Preto”.
Diz ainda que será “uma ação paralela de cunho comemorativo. Até o presente momento, não houve tempo de finalização desta programação, o que também confere um dos motivos da Fundação do Livro e Leitura ainda não ter feito o anúncio oficial da remarcação da Feira Internacional do Livro para o próximo ano. A nova data da edição de 2021, está em definição e também será comunicada no momento oportuno.”
“A diretoria da Fundação do Livro e Leitura lamenta a necessidade de adiar a 20ª edição, justamente num ano histórico e, num momento em que a Feira do Livro atingiria sua primeira versão internacional, mas declara que a decisão é de suma importância para garantir a saúde da população e contribuir para a contenção da doença em nosso país”, finaliza, lembrando que uma entrevista coletiva seria realizada em 7 de julho para anunciar o cancelamento, mas a administração municipal se antecipou.
Na última segunda-feira, 22 de junho, o prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB) assinou uma declaração de participação que suspende a 20ª edição da FIL. Diz que a decisão considera a decretação de pandemia da covid-19, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 11 de março de 2020. Também considera os decretos estaduais 64.862, de 13 de março de 2020, e o 65.014, de 10 de junho de 2020, que traz diversas determinações para garantir o afastamento social no estado de São Paulo.
A festa literária é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país . Neste ano, o tema seria “20 anos depois e agora?”. Para as homenagens foram escolhidos o autor Mia Couto, Edgar Morin, autor educação, Semíramis Paterno, a autora infantojuvenil, Carlos Roberto Ferriani, autor local, e Elaine Assolini, professora homenageada (local). Como o patrono, Paulo Roberto Oliveira. Com o cancelamento, a homenagem de fato ficará para 2021.