Com a proximidade da 19ª edição da Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, que neste ano acontece entre 9 e 16 de junho, a cidade já começou a entrar no clima para receber um dos maiores eventos culturais do País. Nos arredores do Centro Histórico e no tradicional Quarteirão Paulista – principais localidades da festa literária –, já há movimentação da montagem, que teve início na semana passada e vai até a véspera da abertura. São esperadas cerca de 200 mil pessoas nos oito dias de programação – a lista completa está disponível no site www.fundacaodolivroeleiturarp. com e nas redes sociais.
Neste ano há um esquema ainda mais especial para os preparativos, já que a Feira do Livro traz mais de 330 atividades gratuitas à população. A cerimônia de abertura será no dia 8, sábado, a partir das 19h30, com o espetáculo “Entre uma história e outra, uma nova história – Um mundo melhor para todos”, e apresenta a Academia Livre de Música e Artes (Alma) e o Coral da Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp), sob regência de Cristina Modé Angelotti, na Sala Principal do Theatro Pedro II.
A distribuição de ingressos para o espetáculo terá início nesta quinta-feira, 30 de maio, na bilheteria do Theatro Pedro II (rua Álvares Cabral nº 370) e está sujeita à lotação do espaço – cerca de 1.300 lugares. A equipe da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, organizadora do evento, anuncia que, neste ano, são 16 locais para receber a população e abrigar as atividades da programação completa.
A sede da Associação Comercial e Industrial (Acirp), Biblioteca Padre Euclides, Centro Cultural Palace, coreto da praça XV de Novembro, Espaço Sustent’arte, Esplanada do Theatro Pedro II, estande da Fundação do Livro e Leitura, gabinete de curiosidades e habilidades do Sesc, praça Carlos Gomes, Praça XV, Sesi Castelo Branco, Sincovarp Auditório, Teatro Marista, Teatro Municipal, Tenda Sesc e Theatro Pedro II.
“A feira deste ano foi totalmente pensada para que todos tenham acesso ao melhor da literatura e também para que todos acompanhem os salões de Ideias, as conferências, seminários e as apresentações artísticas e musicais. Vamos discutir os temas dos ODS’s (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, a ONU), através da literatura e do estímulo à leitura”, destaca a presidente da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, Dulce Neves.
A superintendente da Fundação do Livro e Leitura, Viviane Mendonça, destaca que foi preparada uma intensa programação cultural nos arredores da feira e na área externa do Quarteirão Paulista. Neste espaço, também vão funcionar cerca de 30 estandes, entre editoras e livrarias, o da fundação e outros institucionais e novidades como o Estande Diversidade, com participação de ONGs e instituições inclusivas.
A Feira como um todo traz ambientes para todo perfil de público e faixas etárias. “Também tivemos o cuidado de proporcionar um tratamento inclusivo a pessoas com necessidades especiais. A ideia é ter uma estrutura completa para recepcionar os visitantes, transformando todo espaço da feira num ambiente coletivo de reflexão, cultura e entretenimento de qualidade”.
Estrutura da Feira
Como nos últimos anos, as duas salas do Theatro Pedro II (principal e Auditório Meira Júnior) concentrarão o maior volume de atividades, bem como as salas do Centro Cultural Palace e o ambiente externo das praças XV de Novembro e Carlos Gomes.
“A ideia é ocuparmos esse espaço e todos os outros locais da Feira com um convite à prática da leitura, à cultura, à educação, ao entretenimento e a vivência deste ambiente coletivo com reflexões importantes por meio da literatura e das artes em geral – todas embasadas nos ODS’s”, completa a curadora da feira, Adriana Silva, vice-presidente da Fundação do Livro e Leitura.
Outro ponto de destaque da programação é a Esplanada do Theatro Pedro II, onde estará instalada a Tenda Sesc e o Gabinete de Curiosidades de Habilidades. Ali acontecerão bate-papos, apresentações artísticas, espetáculos teatrais e musicais, intervenções culturais, contações de histórias e outras atividades, organizadas pelo Sesc – instituição cultural e um dos principais parceiros da Fundação do Livro e Leitura para a realização do evento.
Homenagens
Como em todos os anos, a Feira do Livro fará homenagem a um país – e o escolhido foi a Suécia. Quanto aos autores homenageados, o escritor principal é Ignácio de Loyola Brandão. O autor educação é Boaventura de Sousa Santos; a autora infantojuvenil é Heloisa Prieto; autor local, Gilberto Abreu e a professora homenageada (local), Amini Boainain Hauy e o patrono Luiz Octávio Junqueira Figueiredo.