Ribeirão Peto está perto de oficializar sua primeira ”feira livre” destinada exclusivamente a vendedores ambulantes cadastrados no Departamento de Fiscalização Geral da Secretaria Municipal da Fazenda. A Câmara aprovou, na sessão de terça-feira, 5 de dezembro, projeto de lei do vereador Adauto Marmita (PR) que regulamenta a ”Feira do Balaio”, no Parque Ribeirão Preto, Zona Oeste da cidade – existe há cerca de oito anos.
Agora, só falta a sanção do prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB), mas o assunto já foi discutido com a administração. Até então, a ”Feira do Balaio” tinha caráter informal e as barracas eram montadas na avenida Cásper Líbero, defronte a um supermercado, em um trecho de muito tráfego, com risco de acidentes. Com a colaboração de Marmita, os participantes encontraram uma localização mais apropriada, que contou com o aval da Fiscalização Geral – a rua Professor Wladimir Pinto Ferraz, no quarteirão entre a Casper Líbero e a rua Lúcio de Mendonça.
De acordo com o vereador, o evento conta com cerca de 170 barracas que vendem de roupas a frutas e verduras, salgados, artesanato, doces caseiros etc. ”É tudo fabricado, produzido pelos moradores. É uma feira popular artesanal”, explica o vereador, que anuncia para o final do mês uma comemoração pela oficialização da ”Feira do Balaio”, montada todos os domingos das sete às 13 horas.