Tribuna Ribeirão
DestaquePolítica

Secretaria da Fazenda de RP vai pagar pequenos credores

A prefeitura de Ribeirão Preto decidiu pagar as dívidas de até R$ 35 mil para os peque­nos fornecedores do municí­pio. A resolução número 01 da Secretaria Municipal da Fazenda, assinada pelo titu­lar da pasta, Manoel de Jesus Gonçalves, e endossada pelo prefeito Duarte Nogueira Jú­nior (PSDB), foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) desta terça-feira, 20 de novembro.

A administração municipal vai priorizar o pagamento aos pequenos credores com saldo total liquidado de até R$ 35 mil vencidos até 31 de outubro. Os créditos serão liberados “obe­decendo rigorosamente a or­dem cronológica dos créditos e a ordem crescente de valores”, diz o texto. Será contemplado quem tem dinheiro a receber apenas da prefeitura – tesouro municipal. Os pagamentos que dependem de repasses dos go­vernos estadual e federal conti­nuam suspensos.

“Somente se enquadram na situação disciplinada nes­ta resolução os credores cujos recursos sejam provenientes do tesouro municipal (recur­sos próprios), excluindo-se valores oriundos de convê­nios firmados com o Estado ou com a União ou que de­corram de transferências le­gais de recursos vinculados à saúde, educação e assistência social”, diz o texto.

A Secretaria da Fazenda ressalta que os credores com valores a receber provenien­tes de empenhos liquidados (notas fiscais ou faturas), e que somados superem o va­lor de R$ 35 mil, também te­rão de aguardar a prefeitura colocar as contas públicas em ordem. Além disso, mesmo quem se enquadra nos ter­mos da resolução não deve ficar tão otimista. O artigo 2º diz que a medida “não gera qualquer direito a exigência imediata de pagamento aos credores beneficiados.”

Na resolução publicada no Diário Oficial, a Fazenda não cita quantos fornecedores ou prestadores de serviços serão beneficiados – extra-oficial­mente, a estimativa é que se­jam atendidos entre 200 e 300 –, mas ressalta que a grande maioria dos credores é repre­sentada por pequenos empre­sários com créditos de baixo valor financeiro. Segundo a justificativa, estes credores “são os que mais sofrem com even­tuais alterações em seu fluxo de caixa, com reflexo direto nas suas folhas de pagamento dentre outros compromissos”.

Explica que o pagamento destes pequenos valores pouco influencia na ordem e no prazo previsto para pagamento dos maiores credores e que “a fun­ção social envolvida na questão visa abranger o maior número de credores para promover uma melhor distribuição dos pagamentos”. E cita a questão social, como a manutenção dos empregos das pessoas que prestam serviços aos pequenos empresários credores. A admi­nistração cita os princípios da legalidade, da impessoalidade, da publicidade e da eficiência.

Em 17 de outubro, o prefei­to Duarte Nogueira e o secre­tário Manoelo de Jesus Gon­çalves anunciaram corte de 15% nas despesas e a suspen­são de pagamento de fornece­dores por causa do aumento do repasse de recursos para o Instituto de Previdência dos Municipiários (IPM) – o go­verno ainda parcelou o valor referente a um terço das férias dos servidores e adiou por 90 dias o pagamento de rescisões trabalhistas. Segundo a admi­nistração municipal, o valor do reembolso ao IPM, antes orça­do em R$ 100 milhões para este ano, deverá chegar aos R$ 240 milhões até dezembro, em função do aumento do núme­ro de aposentadorias verifica­do este ano.

Postagens relacionadas

Homem recebe telefonema informando sua própria morte

Redação 4

Lei cria Novembrinho Azul para reforçar prevenção da saúde de meninos

Redação 2

Leandro pega pênalti e Bafo vence a terceira consecutiva

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com