Tribuna Ribeirão
Geral

Farmácia Popular – Programa atinge 1,3 mi de pessoas

ELZA FIÚZA/AG.BR.

Após retomada e ampliação do Programa Farmácia Popular do Brasil, mais de 1,3 milhão de beneficiários do Bolsa Famí­lia já foram atendidos. A atual gestão do Ministério da Saúde passou a disponibilizar todos os 40 itens disponíveis na es­tratégia de forma gratuita aos beneficiários do programa. Ao todo, foram dispensados mais de 290,7 milhões de insumos entre medicamentos e fraldas, com investimento federal de R$ 46,5 milhões.

Entre janeiro e julho deste ano, mais de 18 milhões de pessoas retiraram cerca de 8,4 bilhões de unidades de me­dicamentos ou fraldas pelo Programa Farmácia Popular. Após a retomada de um dos principais programas sociais do Governo Federal, o Minis­tério da Saúde garantiu a am­pliação do acesso à assistência farmacêutica a 55 milhões de brasileiros beneficiários do Bolsa Família.

Entre as prioridades está a saúde das mulheres, que pas­saram a ter acesso gratuito aos medicamentos para tratamento de osteoporose e contracepti­vos. A ação vai beneficiar mais de cinco milhões de mulheres que antes precisavam pagar a metade do valor para retirar os medicamentos nas farmácias credenciadas ao programa.

Desde a ampliação do pro­grama, o número de mulheres atendidas pelo Farmácia Popu­lar aumentou 45% – passou de 87.536 em junho para 127.609 em julho. Em Ribeirão Preto, no mês passado, segundo informa­ções da Presidência da Repúbli­ca, 22.474 famílias receberam benefícios do Bolsa Família.

Novos credenciamentos
Ao todo, 811 cidades po­derão ter novas farmácias cre­denciadas em todas as regiões do país, sendo 94,4% delas localizadas nas regiões Norte e Nordeste, os mesmos mu­nicípios priorizados pelo pro­grama Mais Médicos. Dessa forma, o acesso à saúde passa a ser integral para essa popu­lação – do atendimento médi­co ao tratamento.

Com as novas habilitações que estão abertas, a expectativa é que o Farmácia Popular pas­se a ter farmácias e drogarias credenciadas em 5.207 muni­cípios brasileiros, equivalente a 93% do território nacional. O Programa Farmácia Popular do Brasil foi criado em 2004 como uma ação complementar à as­sistência farmacêutica no Siste­ma Único de Saúde (SUS).

Inicialmente, foram oferta­dos medicamentos com preços mais baixos. Em 2006, na pri­meira expansão do programa, o Ministério da Saúde fechou parceria com as farmácias e drogarias da rede privada, ins­tituindo a modalidade “Aqui Tem Farmácia Popular”.

A partir de 2011, o progra­ma começou a ofertar à popu­lação medicamentos gratuitos indicados para o tratamento de hipertensão, diabetes e em 2012 também para asma, por intermédio da ação “Saúde Não Tem Preço”. Outros tratamen­tos continuaram a ser ofertados em formato de copagamento – com até 90% de desconto.

Em 2016, a iniciativa che­gou ao marco de quase 35 mil farmácias credenciadas aten­dendo mais de 22 milhões de brasileiros. Contudo, nos úl­timos anos, com a redução do número de municípios com unidades habilitadas, cerca de dois milhões de brasileiros dei­xaram de ser atendidos pelo Farmácia Popular.

Reconstruir o Farmácia Po­pular, com a ampliação do nú­mero de unidades credenciadas e de brasileiros beneficiados, é prioridade do governo federal, que garantiu a continuidade da iniciativa com recursos da PEC da Transição após o desmonte orçamentário na gestão passa­da. O orçamento previsto para o ano de 2023 está na ordem de R$ 3 bilhões.

O Farmácia Popular do Bra­sil disponibiliza medicamentos gratuitos para o tratamento de diabetes, asma e hipertensão e, a partir de agora, também para osteoporose e contraceptivos. O programa também oferece medicamentos de forma subsi­diada para dislipidemia, rinite, doença de Parkinson, glauco­ma, diabetes mellitus tipo 2 as­sociada a doença cardiovascu­lar, além de fraldas geriátricas. Ao todo, o Farmácia Popular contempla onze indicações.

Postagens relacionadas

PUBLICIDADE: 8ª Meia Maratona Tribuna Ribeirão

Redação 1

PUBLICIDADE – NET. Uma solução Completa

Redação 1

Centro abre 1.500 vagas para cursos

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com