Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

‘Farmácia Popular’ atende 1.216 em RP

ELZA FIÚZA/AG.BR.

Em dois meses, após re­tomada do Programa Farmá­cia Popular do Brasil (PFPB), 227.701 beneficiários do Bolsa Família já foram atendidos no estado de São Paulo com mais de 49,1 milhões de medica­mentos e fraldas geriátricas de forma gratuita. Para comple­mentação da assistência far­macêutica no estado, o Minis­tério da Saúde repassou R$ 7,3 milhões entre junho e julho.

Em Ribeirão Preto, o Mi­nistério da Saúde informa que, de 7 de junho até 31 de julho, foram atendidos 1.216 pacien­tes que também têm acesso ao PFPB por meio do Bolsa Famí­lia. Em Franca, o Farmácia Po­pular beneficiou 2.335 pessoas e, em Barretos, mais 662, tota­lizando 4.213 nas três maiores cidades da macrorregião.

Levantamento da Presi­dência da República revela que 24.755 famílias estão sendo atendidas em Ribeirão Preto, em agosto, pelo novo Bolsa Fa­mília, contra 22.474 de julho e 22.948 de junho. Em Franca são 12.945 famílias, contra 11.942 e 11.906, respectivamente. Em Barretos, o Bolsa Família aten­deu 5.037 núcleos familiares em agosto, ante 4.921 do mês ante­rior e 5.061 de junho.

No mês de junho, o gover­no federal ampliou o progra­ma com a expansão da oferta de medicamentos e o creden­ciamento de novas unidades em municípios de maior vul­nerabilidade. Desde então, em uma ação inédita, todos os beneficiários do Bolsa Família podem retirar os 40 medicamentos disponíveis no programa gratuitamente.

Em nível nacional, nes­ses dois meses, a estratégia já atendeu mais de 1,3 mi­lhão de pessoas cadastradas no Bolsa Família com mais de 290,7 milhões de insumos entre medicamentos e fral­das, totalizando R$ 46,5 mi­lhões em investimento.

O Farmácia Popular ofe­rece medicamentos para hi­pertensão, diabetes e asma de graça. Mulheres têm acesso aos remédios indicados para tratamento de osteoporose e contraceptivos, que eram oferecidos com preços mais baixos (50% de desconto) mas agora integram o rol de gratuidade.

Também há disponibili­dade de remédios para rini­te, dislipidemia, Parkinson e glaucoma, além de fraldas ge­riátricas com 90% de descon­to em farmácias e ou droga­rias privadas credenciadas no programa. Ao todo, o Farmá­cia Popular contempla o tra­tamento para onze doenças.

Para acessar os medica­mentos disponíveis, o pa­ciente deve comparecer a um estabelecimento credenciado, identificado pela logomarca do Farmácia Popular, apre­sentando documento oficial com foto e número do Cadas­tro de Pessoa Física.

Ou documento de identi­dade em que conste o número do CPF, além de receita médi­ca dentro do prazo de valida­de, tanto do Sistema Único de Saúde (SUS) quanto de servi­ços particulares. No caso de fraldas geriátricas, o paciente deverá ter idade igual ou su­perior a 60 anos ou ser pessoa com deficiência.

Deverá apresentar pres­crição, laudo ou atestado médico que indique a ne­cessidade do uso de fralda geriátrica, no qual conste, na hipótese de paciente com de­ficiência, a respectiva Classi­ficação Internacional de Do­enças (CID).

Postagens relacionadas

Morre Jorge Rosa Neto em Ribeirão Preto

William Teodoro

Bagaço de laranja provoca grave acidente na Abrão Assed

Redação 1

Requerimentos e mais requerimentos

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com