De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, a orientação é para que os familiares procurem a assistente social da unidade de saúde
Sônia Maria de Lima de Souza, de 62 anos, está internada desde o dia 25 de julho na UPA Norte de Ribeirão Preto, por conta de um derrame pleural. De acordo com a filha da paciente, Kelly Aparecida Souza, a mãe está consciente, mas com dores e dificuldades para respirar.
Ao jornal Tribuna, Kelly disse que a mãe precisa ser transferida para um hospital, onde receberá o tratamento adequado para seu quadro de saúde. No entanto, Sônia aguarda uma vaga para transferência há cerca de dez dias e ainda não obteve respostas.
“Desde que foi diagnosticada com água no pulmão, ela está internada aguardando por uma vaga. Ela está entrando em desespero”, comentou Kelly.
Além disso, a filha contou que no domingo, 1º de agosto, teria sido liberada uma vaga para a mãe em um hospital da cidade focado em casos de Covid-19. No entanto, Kelly questionou a transferência, pois Sônia não estaria com a doença.
“Minha mãe não está com Covid-19. Ela já fez três testes e todos deram negativo. Por conta disso, suspenderam a vaga e ela continua na UPA. O meu medo é que minha mãe pegue a Covid-19, pois ela está há muitos dias internada”, disse.
Outro lado
Diante da situação, o jornal Tribuna procurou a Secretaria Municipal da Saúde que informou que a transferência de pacientes é prerrogativa dos médicos que atuam na assistência ao paciente.
A Secretaria comentou ainda que os casos estão sendo analisados e todos estão recebendo tratamento, enquanto aguardam as disponibilidades dos hospitais. “Todos os casos estão com solicitação para transferências para os hospitais filantrópicos e o HC, mas dependem da disponibilidade e liberação por parte dos hospitais”, completou.
A orientação é para que a família de Sônia procure a assistente social da unidade de saúde.