Tribuna Ribeirão
Mundo

Falta de informações sobre covid-19 na China aumenta preocupação global

© Xinhua/Xiao Yijiu/Direitos Reservados
Por Associated Press

Movimentações de vários países para exigir testes de covid-19 para passageiros que chegam da China refletem a preocupação global de que novas variantes possam surgir em seu surto explosivo em andamento – e de que o governo não informe o resto do mundo com rapidez suficiente.

Não houve relatos de novas variantes até o momento, mas a China foi acusada de não divulgar o vírus desde que apareceu pela primeira vez no país no final de 2019. A preocupação é que não esteja compartilhando dados agora sobre quaisquer sinais de evolução de cepas que podem desencadear novos surtos em outros lugares.

Os Estados Unidos, Japão, Índia, Coreia do Sul, Taiwan e Itália anunciaram requisitos de teste para passageiros da China.

Os EUA citaram tanto o aumento de infecções quanto o que disseram ser falta de informações, incluindo o sequenciamento genômico das cepas do vírus no país.

As autoridades de Taiwan e do Japão expressaram preocupação semelhante.

Na China, as autoridades de saúde disseram que o surto atual está sendo impulsionado por versões da variante Ômicron que também foram detectadas em outros lugares, e um sistema de vigilância foi criado para identificar qualquer nova versão potencialmente preocupante do vírus.

Wu Zunyou, epidemiologista chefe do Centro de Controle de Doenças da China, disse nesta quinta-feira que a China sempre relatou as cepas de vírus que encontrou em tempo hábil.

Postagens relacionadas

Guiné declara novo surto de ebola

William Teodoro

Papa Francisco cita guerra na Ucrânia em mensagem de Páscoa

William Teodoro

Bolsonaro cogita novo tipo de sede em Jerusalém

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com