No final da tarde e da noite de quinta-feira, 1º de outubro, 16 unidades do Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto (Daerp) foram afetadas por falta de energia elétrica, fornecida pela CPFL Paulista. As unidades ficaram cerca de sete horas desligadas, provocando intermitências em várias regiões da cidade.
Em alguns pontos mais elevados ainda há intermitências, porque o sistema demora a se recompor, quando há qualquer desligamento. Ficaram desligadas temporariamente – entre 16 e 21 horas – as unidades do poço São Sebastião, poço Cianê e poço e elevatória Dom Mielle.
Também pararam o poço e a elevatória Parque dos Lagos, poço e elevatória Pompolo, poço e elevatória do Quintino Facci II, poço e elevatória do Jardim Presidente Dutra II, poço Cantarelli, poço Irajá, poço Ribeirânia 4 e poço Clubinho.
As paralisações prejudicaram o abastecimento de aproximadamente 35 bairros, alguns em maior intensidade, como o Jardim Irajá, Alto da Boa Vista, Sumaré, Ribeirânia, Jardim Paulista, Parque dos Bandeirantes e Castelo Branco. Os sistemas estavam ainda se recompondo e a normalização deveria ocorrer ao longo da noite desta sexta-feira.
Além das paralisações dos poços e de rompimentos de redes que ocorrem em função de obras realizadas, o período quente e seco tem elevado o consumo de água. Para minimizar as intermitências, o Daerp tem trabalhado 24 horas por dia, equilibrando o sistema e solucionando problemas nas redes. Mas a economia de água por parte dos usuários também é importante para se evitar intermitências nos pontos mais altos das redes de distribuição.
Moradores das zonas Sul, Oeste e Norte de Ribeirão Preto ficaram sem energia elétrica entre o final da tarde de quarta-feira, 30 de setembro, e a noite de quinta-feira. Mais de dez bairros foram afetados. Os relatos da interrupção, principalmente na Zona sul da cidade, foram registrados no Jardim Sumaré, Alto da Boa Vista, Residencial Flórida, Vila do Golfe, Guaporé e Jardim Olhos D’Água, além de Vila Virgínia, na região Oeste. Atos de vandalismo e um acidente causaram o problema.
Na noite de quinta-feira, a falta de luz atingiu bairros da Zona Norte, como Quintino Facci I e II, Adelino Smioni e Parque Avelino Alves Palma, entre outros. Segundo a concessionária, o problema foi provocado pelo clima e que as equipes da companhia e o Corpo de Bombeiros trabalharam à noite para normalizar a situação. Um raio provocou incêndio na subestação.