Segundo a Associação dos Despachantes de Ribeirão Preto, há duas semanas o sistema do Departamento de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) está apresentando instabilidade e o licenciamento de veículos não está sendo efetivado, mesmo para o motorista que já pagou a taxa. Normalmente essa regularização acontece quase que imediatamente, seja ela feita pelo proprietário na internet ou a partir de um despachante.
“Quem pagou pelo documento a partir de 18 de setembro não tem a atualização no Detran. É como se não tivesse quitado o licenciamento. Este problema prejudica os despachantes que não conseguem entregar o serviço ao cliente”, destaca Éder Di Giuseppe, presidente da Associação dos Despachantes de Ribeirão Preto.
Setembro foi o mês de licenciamento dos veículos com a placa 7 no estado de São Paulo. Sem o licenciamento 2020, os motoristas podem ter problemas durante a fiscalização da Polícia Militar e levar multa, se parados em blitz. A infração é gravíssima e pode gerar o pagamento de R$293,47, além de 7 pontos na carteira de habilitação.
Em nota, a Prodesp (responsável pela tecnologia da informação no Governo do Estado) informou que o sistema do Detran “foi atualizado para melhor atender o cidadão e que a emissão de licenciamento será solucionada até a próxima segunda-feira (05)”. “Ressaltamos que todos os licenciamentos feitos até o momento serão validados”, completa a informação.
A Prodesp informou ainda que durante a pandemia, mais de cinco milhões de veículos já foram licenciados no Estado, sendo 230 mil em Ribeirão Preto.
O estado de São Paulo tem cerca de 30 milhões de carros. Somente Ribeirão Preto tem mais de 550 mil veículos. Os dados são do IBGE.