Tribuna Ribeirão
Geral

Fake pelo WhatsApp ‘não tem precedentes’

O uso do WhatsApp para disseminação de notícias falsas é um “fenômeno sem precedentes” que tem preocu­pado a missão da OEA (Orga­nização dos Estados Ameri­canos) que está no Brasil para observação das eleições.

“O fenômeno que estamos vendo no Brasil não tem pre­cedentes, fundamentalmente por uma razão”, disse a chefe da missão, Laura Chinchilla, em relação à divulgação de fake news. “No caso do Brasil, está se utilizando a rede privada, que é o WhatsApp. É uma rede que apresenta muitas comple­xidades para que as autorida­des possam acessar e investigar. É uma rede que gera muita confiança nas pessoas porque são pessoas próximas a elas que mandam as notícias”.

Chinchilla e outros repre­sentantes da missão estiveram reunidos nesta quinta-feira (25) em um hotel na zona sul de São Paulo com o candidato do PT a presidente, Fernando Ha­ddad, sua vice, Manuela D’Ávi­la (PCdoB), a presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann, e o ex-ministro das Relações Exte­riores, Celso Amorim.

A reunião foi solicitada pela campanha petista em razão da denúncia do jornal “Folha de S.Paulo” sobre a compra, por parte de empresas, de disparos de mensagens no WhatsApp contra o PT. Segundo a OEA, há interesse da missão em en­contrar também a candidatura de Jair Bolsonaro (PSL) antes do segundo turno, que aconte­ce no domingo (28).

A chefe da missão diz que o fenômeno das notícias fal­sas é “muito recente” e de uma magnitude que ainda não havia sido considerada. Ela cita essa ocorrência nos Estados Unidos durante a eleição presidencial de 2016. “Aprendemos [na oca­sião] que fake news, sobretudo, se usava em redes públicas, como Facebook, como Twit­ter. Se abriram investigações, ações podem ser tomadas”, disse Chinchilla. “É novo o que ocorre no Brasil, e o sistema [da Justiça Eleitora] não estava preparado. E seria assim em qualquer outro país.”

Postagens relacionadas

Larga Brasa

Redação 1

PUBLICIDADE: Doar sangue é um ato nobre

Redação 1

Foliões fazem protesto em frente à casa de Bolsonaro no Rio

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com