Tribuna Ribeirão
Geral

Fake News Facebook retira do ar contas ligadas ao MBL

Foto: Felipe Malavasi/Democratize

O Facebook retirou do ar nesta quarta-feira (25), pági­nas e contas ligadas a coorde­nadores do Movimento Bra­sil Livre (MBL) como parte da política de combate a notí­cias falsas. Também foram al­vos outras páginas como a do Movimento Brasil 200, ligado ao ex-pré-candidato à Presi­dência Flávio Rocha (PRB).

Pelo comunicado, a em­presa diz que desativou de­zenas de contas no Brasil por sua participação em “uma rede coordenada que se ocul­tava com o uso de contas fal­sas no Facebook, e escondia das pessoas a natureza e a origem de seu conteúdo com o propósito de gerar divisão e espalhar desinformação”.

De acordo com a rede so­cial, os perfis foram removi­dos após uma investigação que apontou violações à política de autenticidade da plataforma.

O líder do MBL e pré-can­didato a deputado federal pelo DEM, Kim Kataguiri, admitiu que apenas uma das páginas retiradas do ar pelo Facebook nesta quarta-feira, Brasil 200, é ligada ao MBL. Ele negou as acusações de fake news e disse que vai entrar na Justiça.

A página Movimento Brasil 200 é do empresário Flávio Ro­cha, que desistiu de concorrer à Presidência na semana passa­da. Ele era apoiado pelo MBL na disputa pelo Planalto.

“Tinha uma que era, sim, li­gada à gente, que é a Brasil 200. Mas a do Diário Nacional e do Jornal Livre não, são parceiros nossos”, disse Kim, após parti­cipar na plateia do Fórum Re­construção Brasil, promovido pelo grupo Estado.

“São infundadas as acusa­ções”, completou. O jovem, que participou das manifestações pró impeachment, disse ainda que o grupo vai entrar na Jus­tiça contra a ação.

Segundo Kim, perfis de membros do MBL que não administravam a página Bra­sil 200 também foram tiradas do ar. Ele alega ainda que o Facebook não avisou que tira­ria as páginas do ar por alega­ção de fake news.

Prazo de 48 horas
O procurador da República Ailton Benedito de Souza co­brou explicações do Facebook no Brasil quanto à remoção de 196 páginas e 87 perfis da rede social. Benedito solicita a relação de todas as páginas e perfis removidos e a justificati­va sobre essa providência para cada página e perfil excluído. O procurador estabeleceu o prazo de 48 horas para que a empresa acate o pedido, por meio eletrônico.

Postagens relacionadas

Caminhada pede basta à violência  

Redação 2

RP é a 7ª que mais consome energia

Redação 1

Governo promove ações de enfrentamento à violência contra idosos

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com