Tribuna Ribeirão
Ciência e Tecnologia

Facebook pode conseguir evitar taxa de 30% da Apple na App Store

Facebook e Apple estão em pé de guerra há algum tempo. Desde que a fabricante do iPhone anunciou a nova política de privacidade do iOS 14, que limita o rastreamento da navegação do usuário no dispositivo, as duas empresas estão fazendo duras críticas uma contra a outra.

Agora, o novo alvo do Facebook passou a ser a taxa de 30% que a Apple costuma cobrar dos desenvolvedores em transações que ocorrem na App Store. O valor também é questionado pela Epic Games em um longo processo judicial contra a gigante e a companhia de Mark Zuckerberg diz ter criado um meio de não precisar pagar isso.

De acordo com Adam Mosseri, chefe da rede social, a plataforma está criando formas de comércio offline, para que os desenvolvedores não precisem pagar a taxa. Basicamente, as transações ocorreriam fora do ambiente da Apple, com transferências sendo feitas diretamente de banco para banco.

Facebook X Apple

“A Apple insiste em cobrar uma comissão de 30% quando as transações digitais ocorrem na plataforma iOS, com poucas exceções. Para transações que ocorrem no iOS, teremos que cumprir suas regras. Mas, em geral, procuraremos outras maneiras de ajudar os desenvolvedores a ganhar a vida e facilitar as transações em outros lugares”, disse Mosseri.

“Por exemplo, se pudermos ajudar marcas e desenvolvedores a se encontrarem, eles podem conduzir essas transações offline. Para o marketing de afiliados, é um produto real, não um produto digital. Portanto, vamos nos esforçar para chegar mais perto de um lugar onde os desenvolvedores possam realmente ter uma vida estável”, completou ainda.

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Nesta semana, o Facebook anunciou que não cobrará dos criadores de conteúdo taxas por transações na plataforma, em uma clara povoação para a Apple. Um dos grandes objetivos da rede social, inclusive, é criar maneiras dos criadores conseguirem monetizar suas produções de forma mais efetiva.

“Se queremos ser a melhor casa para criadores na internet, devemos fornecer produtos monetizados semelhantes porque a concorrência é feroz e está a aquecer rapidamente”, finalizou Mosseri.

Via Olhardigital

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