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Facebook, Instagram e WhatsApp – Pane atingiu 3,5 bi de usuários

O Facebook – a maior rede social do mundo – divulgou nota informando que o apagão global de cerca de seis horas e meia, na segunda-feira, 4 de outubro, em suas redes que incluem o WhatsApp e o Ins­tagram, foi uma falha interna: um defeito durante alteração em suas configurações. A pla­taforma informou também que não houve um ataque ha­cker nem vazamento de dados dos 3,5 bilhões de usuários.

“Queremos esclarecer que acreditamos que a causa da queda foi uma mudança de configuração”, afirma a em­presa. De acordo com o Face­book, a falha ocorreu durante uma mudança numa estru­tura que coordena o tráfego entre seus centros de dados, o que gerou um efeito cascata que interrompeu a comuni­cação e fez com que outros centros fossem afetados.

A empresa não especifi­cou quem executou a altera­ção na configuração e se essa mudança estava planejada. O Facebook também utilizou a nota para pedir desculpas aos usuários pelo apagão. “A todas as pessoas e empre­sas que dependem de nós, lamentamos o transtorno causado pela interrupção de nossas plataformas”.

O mesmo fez Mark Zu­ckerberg, presidente-executivo da empresa. “Desculpem pela interrupção de hoje (ontem) – eu sei o quanto vocês depen­dem de nossos serviços para fi­carem conectados com as pes­soas de quem gostam”, afirma o bilionário em postagem no Facebook depois que o serviço foi restabelecido.

No Brasil, sete em cada dez micro e pequenas empre­sas usam aplicativos como o WhatsApp para negociar pro­dutos e serviços. De acordo com a nona pesquisa O Im­pacto da pandemia de corona­vírus nos Pequenos Negócios, 70% dos pequenos negócios vendem online.

Desse total, 84% se comu­nicam via WhatsApp; 54% via Instagram; e 51% pelo Fa­cebook. São 120 milhões de usuários do aplicativo no país. Acredita-se que o próprio Zu­ckerberg tenha perdido cerca de US$ 6 bilhões de sua for­tuna pessoal em determinado momento, quando as ações do Facebook despencaram.

Segundo os números da Nasdaq – a bolsa de valores do mercado de tecnologia –, o Facebook perdeu cerca de 5,34% de valor de mercado até o momento com a falha. Isso equivale a cerca de US$ 50 bi­lhões – o valor total estimado da rede social Twitter. As ações do Facebook estão cotadas no momento a US$ 326,23.

Facebook, Instagram – a mais popular plataforma de compartilhamento de imagens – e WhatsApp – o aplicativo de troca de mensagens via celular preferido dos brasileiros – fica­ram indisponíveis para cerca de 3,5 bilhões de usuários em todo o mundo. Outras plata­formas sociais, como o Tele­gram e o Twitter, apresentaram instabilidades e funcionavam de maneira intermitente, com usuários de todo o mundo re­gistrando queixas pelo serviço internacional de monitora­mento de servidores e aplicati­vos Downdetector.

Para o advogado especialis­ta em Direito do Consumidor na Era Digital, Marco Antonio Araujo Junior, o serviço presta­do pela empresa proprietária do WhatsApp, a Facebook, se en­quadra no conceito de serviços do Código de Defesa do Con­sumidor e, nessa linha, havendo falhas na prestação de serviços, a empresa poderá ser condenada a indenizar os prejuízos causa­dos aos seus usuários, desde que devidamente comprovados.

“Há muito tempo o What­sApp deixou de ser uma sim­ples ferramenta de comunica­ção e passou a ser um serviço, com remuneração indireta, colocado no mercado de con­sumo. Pessoas e empresas que utilizam a plataforma como instrumento de trabalho fica­ram impedidas de realizar suas atividades e podem ter tido prejuízos financeiros em razão disso. Se comprovados, o Judi­ciário pode condenar a empre­sa em indenizar os usuários”, explica Araujo.

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