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Fábio Barreto – Obra interdita duas faixas em avenida

FOTO: ALFREDO RISK

Começaram na manhã desta segunda-feira, 17 de fevereiro, as obras de construção da ponte que vai ligar os Campos Elíseos, na Zona Norte, ao Centro de Ribeirão Preto e à Vila Tibério, na Zona Oeste da cidade. A in­tervenção, uma das etapas do Programa Ribeirão Mobilidade, está sendo realizada na conflu­ência da rua Pompeu de Camar­go com a avenida Fábio Barreto.

Para a realização do serviço, a Empresa de Trânsito e Trans­porte Urbano de Ribeirão Pre­to (Transerp) interditou duas das três faixas da Fábio Barreto, entre a rua Castro Alves e a ave­nida Jerônimo Gonçalves. As pistas vão ficar fechadas para o tráfego de veículos por tempo indeterminado, até a conclusão da ponte sobre o ribeirão Pre­to. Ontem houve lentidão nos horários de pico na região da rotatória Amin Calil.

A Transerp orienta os con­dutores a optarem por rotas al­ternativas. Quem precisa acessar a região central através da Amim Calil deve virar à direita na rua Castro Alves, à direita na rua Jo­aquim Nabuco e, em seguida, à esquerda na rua Gonçalves Dias até chegar na rua Martinico Pra­do para depois seguir até a ave­nida Jerônimo Gonçalves.

A Transerp orienta os con­dutores que reduzam a velo­cidade e redobrem a atenção para evitar acidentes de trân­sito, principalmente em dias de chuva. A empresa Hejos Construções Civis será a res­ponsável pela construção da ponte sobre o ribeirão Preto, entre a avenida Fábio Barreto e a rua Pompeu de Camargo, na divisa dos Campos Elíseos com a Vila Tibério e o Centro. Com investimento de aproxi­madamente R$ 2,99 milhões, o prazo de execução do proje­to é de oito meses.

A economia alcançada com o projeto licitatório foi de 19,20% aos cofres públicos fren­te ao valor estimado inicialmen­te, de R$ 3,7 milhões. A obra permitirá a ligação da avenida Doutor Francisco Junqueira e do bairro Campos Elíseos à avenida Jerônimo Gonçalves, facilitando o acesso de veículos vindos do sentido da estação rodoviária, assim como da Vila Tibério e Vila Virgínia. Além disso, a ponte possibilitará a in­versão do sentido da rua Castro Alves, facilitando o acesso de veículos da Vila Tibério para os Campos Elíseos, diminuindo o fluxo na rotatória Amin Calil e unindo um bairro em um me­nor tempo.

A prefeitura vai licitar a construção de outras pontes para criar novos acessos aos bairros e, assim, aprimorar a mobilidade em Ribeirão Preto. Os acessos serão implantados na avenida Presidente Kenne­dy, ligando-a à avenida Alzira Couto Machado; na Leão XIII, ligando as ruas Olderige Mar­garido e Domingos Adilson Canesin; e na Via Norte, onde haverá mais três pontes ligando a avenida Rio Pardo com a rua São Francisco e a Aliados.

Zona Sul
Em continuidade das obras do Ribeirão Mobilidade, na re­adequação na ligação da aveni­da Antônio Diederichsen com as avenidas Presidente Vargas e Itatiaia, será necessário o fe­chamento do canteiro central da Presidente Vargas, ficando proibido o retorno e a conversão à esquerda nesse local, a partir desta terça-feira, dia 18, no perí­odo da manhã.

Condutores que vêm da avenida Presidente Vargas, sen­tido RibeirãoShopping/Região Central, e que desejam acessar a avenida Itatiaia deverão obri­gatoriamente passar por este cruzamento por duas quadras, entrando à direita na rua Ma­rechal Rondon, à direita na rua Paulo Tinoco Cabral, e à direita novamente na rua João Godoy, seguindo por esta até a avenida Presidente Vargas, onde recen­temente a Transerp implantou um conjunto semafórico. Desta forma, os condutores poderão retornar no sentido oposto pela avenida Presidente Vargas até o acesso à avenida Itatiaia.

Ribeirão Mobilidade
A Secretaria de Obras Pú­blicas já concluiu dez obras do Programa Ribeirão Mobilidade, como as três pontes da avenida Francisco Junqueira e sete fren­tes de recapeamento asfáltico. Oito adequações estão em exe­cução, duas aguardam assina­tura da ordem de serviço para serem iniciadas, enquanto outra está em processo licitatório e, as demais, em fase de elaboração do projeto executivo.

Os 56 quilômetros de corre­dores de ônibus proporcionarão maior conforto a 4.154.118 usu­ários do transporte público. O objetivo do programa é oferecer maior qualidade de vida ao cida­dão que utiliza o transporte cole­tivo urbano, garantindo menos tempo dentro do ônibus através de mais agilidade e fluidez no trânsito, redução dos pontos de congestionamento e criação de conexões diretas de um ponto a outro da cidade.

O investimento total se aproxima de R$ 500 milhões, sendo R$ 310 milhões prove­nientes de recursos do Progra­ma de Aceleração do Cresci­mento II – PAC da Mobilidade Urbana e do Saneamento, do governo federal e, o restante do Financiamento à Infraestrutu­ra e ao Saneamento (Finisa) e outras agências de crédito.

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