No Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, o Sesc Ribeirão Preto levará ao palco do Teatro Municipal o show “Dos Santos”, mais recente trabalho da cantora Fabiana Cozza. Será às 20 horas, com entrada gratuita, mas os ingressos devem ser reservados no portal sescsp. org.br/ribeirao, com limite de dois convites por pessoa.
“Dos Santos” é um manifesto poético antirracista que apresenta Fabiana Cozza como compositora. O oitavo álbum da carreira da paulistana carrega seu último nome de batismo no título e pode ser considerado seu trabalho de estreia como compositora.
Cozza assina “Manhã de Obá” com a cantora e compositora mineira Ceumar. O repertório inédito, criado especialmente para o trabalho da intérprete na forma de pedidos da própria a compositoras e compositores, é dedicado ao universo cultural das religiões de matriz afro-indígena brasileiras.
Para vestir as canções, Cozza tem ao seu lado o diretor musical, arranjador e baixista Fi Maróstica. “Esse trabalho existe graças a um coletivo de artistas que aceitou o meu convite e nasceu a partir de conversas e percepções junto ao Fi Maróstica, um criador excepcional, parceiro imprescindível”, diz.
“Decidimos por um disco com pouca instrumentação e partimos do que seria elementar às canções, que trouxemos para o nosso tempo, preservando e respeitando as tradições ancestrais. O essencial seria o tambor, o baixo e a voz”, emenda.
“Depois vieram as participações dos cellos do Duo Imaginário (Vana Bock e Adriana Holtz), as guitarras afro baianas de Jurandir Santana, o bandolim de Henrique Araújo, o bênsuni e as vozes de Mû Mbana, Cristiano Cunha, Nega Duda e a Ialorixá Mãe Zezé de Oxum”, conta Fabiana Cozza.
O show “Dos Santos” integra a programação do “Do 13 ao 20 (Re)Existência do Povo Negro”, realizada pelo Sesc São Paulo. O projeto faz alusão ao 13 de maio – abolição da escravatura com assinatura da Lei Áurea, em 1888, pela Princesa Isabel – e ao 20 de novembro.
Fabiana Cozza tem oito álbuns e três DVDs lançados e em 2017, lançou o primeiro livro de poemas, “Álbum Duplo”. O show “Dos Santos”, de Fabiana Cozza, será apresentado a partir das 20 horas no Teatro Municipal de Ribeirão Preto, na praça Alto do São Bento s/ nº, Jardim Mosteiro.
O local tem capacidade para receber 515 pessoas e o decreto número 239/2021, publicado na edição de 28 de outubro do Diário Oficial do Município (DOM), permite a ocupação de 100% do espaço. O estacionamento tem 40 vagas. Mais informações pelo telefone (16) 3625-6841. O espetáculo não é recomendado para menores de 10 anos. O uso de máscara é obrigatório.