A diretoria do Colégio Santa Úrsula informou ao Tribuna que irá plantar novas espécies de árvores na calçada da rua Chile, perto da avenida Professor João Fiúsa, no Jardim Irajá, Zona Sul de Ribeirão Preto. O plantio será feito para repor os cerca de 20 ipês-rosa e amarelo e as magnólias que foram extraídos na última quinta-feira, 19 de julho.
Segundo o colégio, a retirada das espécies – plantadas no local há mais de 20 anos – foi necessária em função de as árvores apresentarem problemas estruturais e por colocarem em risco a passagem dos alunos e dos pedestres na calçada. Esses perigos incluíam o desnível do calçamento em função da elevação das raízes.
Para evitar problemas futuros, a escola irá definir, junto com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, quais as espécies mais apropriadas para o local. A calçada também receberá piso feito com bloquetes especiais que fazem as raízes se acomodarem no subsolo, evitando a danificação do piso.
Cadê minhas flores?
A celeuma sobre a retirada das árvores começou após pessoas que passam com frequência pelo local se indignarem com a retirada das árvores e, consequentemente, com as flores que produziam. Procurada, a escola informou que o processo teve início no dia 15 de maio junto aos órgãos competentes da prefeitura de Ribeirão Preto.
Na época, afirma, foi realizada uma consultoria por empresa especializada que levantou todos os dados, fez o mapeamento de todas as árvores e a situação de saúde de cada uma. O levantamento foi encaminhado para a Secretaria do Meio Ambiente, responsável por emitir o auto de autorização final.
De acordo o secretário de Meio Ambiente, Otávio Okano, a escola será multada por ter iniciado a retirada antes de receber a autorização final. “Nós iríamos autorizar a retirada, mas eles começaram antes. Daí, a aplicação da multa”, diz. Ele não divulgou o valor da multa.
Para compensar a extração das árvores o colégio fará uma compensação com uma doação de 1,7 mil mudas de árvores para o Horto Municipal de Ribeirão Preto distribuir para a população. A compensação é uma exigência legal.