Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Extração de ipês e magnólias gera multa

JF PIMENTA-ESPECIAL PARA O TRIBUNA

A diretoria do Colégio San­ta Úrsula informou ao Tribuna que irá plantar novas espécies de árvores na calçada da rua Chile, perto da avenida Professor João Fiúsa, no Jardim Irajá, Zona Sul de Ribeirão Preto. O plantio será feito para repor os cerca de 20 ipês-rosa e amarelo e as magnó­lias que foram extraídos na últi­ma quinta-feira, 19 de julho.

Segundo o colégio, a retira­da das espécies – plantadas no local há mais de 20 anos – foi necessária em função de as ár­vores apresentarem problemas estruturais e por colocarem em risco a passagem dos alunos e dos pedestres na calçada. Esses perigos incluíam o desnível do calçamento em função da eleva­ção das raízes.

Para evitar problemas fu­turos, a escola irá definir, junto com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, quais as espé­cies mais apropriadas para o lo­cal. A calçada também receberá piso feito com bloquetes espe­ciais que fazem as raízes se aco­modarem no subsolo, evitando a danificação do piso.

Cadê minhas flores?
A celeuma sobre a retirada das árvores começou após pes­soas que passam com frequência pelo local se indignarem com a retirada das árvores e, conse­quentemente, com as flores que produziam. Procurada, a escola informou que o processo teve início no dia 15 de maio junto aos órgãos competentes da pre­feitura de Ribeirão Preto.

Na época, afirma, foi realiza­da uma consultoria por empresa especializada que levantou to­dos os dados, fez o mapeamento de todas as árvores e a situação de saúde de cada uma. O levan­tamento foi encaminhado para a Secretaria do Meio Ambiente, responsável por emitir o auto de autorização final.

De acordo o secretário de Meio Ambiente, Otávio Okano, a escola será multada por ter ini­ciado a retirada antes de receber a autorização final. “Nós iríamos autorizar a retirada, mas eles co­meçaram antes. Daí, a aplicação da multa”, diz. Ele não divulgou o valor da multa.

Para compensar a extração das árvores o colégio fará uma compensação com uma doa­ção de 1,7 mil mudas de árvo­res para o Horto Municipal de Ribeirão Preto distribuir para a população. A compensação é uma exigência legal.

Postagens relacionadas

Governo de SP descarta suspender o calendário do futebol por causa da pandemia

Redação 8

Produção de veículos cresce 24,3% no Brasil 

William Teodoro

Lei autoriza crianças e adolescentes a visitar pais internados

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com