Neste final de semana, entre esta sexta-feira (8) e domingo, 10 de junho, será realizado um dos mais tradicionais eventos de Ribeirão Preto, a 55ª Exposição Nacional de Orquídeas, na Associação dos Aposentados e Pensionistas de Ribeirão Preto. A exposição é uma parceria da prefeitura de Ribeirão Preto com a Associação Orquidófila de Ribeirão Preto (Assorp) e Coordenadoria das Associações Orquidófilas do Brasil (Caob). O evento tem entrada franca para toda a população.
Admiradores e orquidófilos que passarem pelo evento poderão conferir mais de dois mil vasos de plantas no evento que reunirá expositores de todo o Brasil. Também será possível comprar mudas, linha de equipamentos e implementos para o cultivo de orquídeas. Realizada anualmente, a Exposição Nacional de Orquídeas acontece em ambiente fechado e promove um concurso de plantas primeiro no dia da programação, sexta-feira (8), quando a visitação é apenas noturna, das 18 às 21 horas. Nos dias seguintes, acontece das oito às 21 horas, no sábado (9), e das oito horas às 16h45, no domingo (10).
Às vésperas do Dia dos Namorados, celebrado na próxima terça-feira, 12 de junho, a exposição é uma boa opção para quem ainda não comprou presente para a pessoa amada. Nesta edição, cerca de 500 expositores de aproximadamente 50 cidades de diferentes Estados vão apresentar ao público 2,5 mil vasos da exótica e admirada planta, em espécies nacionais e importadas, entre elas, dezenas de raridades com muita cor e beleza.
Nesta edição, as primeiras duas mil pessoas que visitarem a exposição, e doarem um litro de leite – que serão destinados a instituições beneficentes – serão contempladas com uma muda de orquídea. Haverá também a venda de diferentes espécies, substratos e utensílios para o cultivo, além de palestras.
A Associação dos Aposentados e Pensionistas fica na rua Capitão Salomão nº 324, nos Campos Elíseos, Zona Norte. Aos interessados em aprender um pouco mais sobre o mundo dessa fascinante espécime haverá ainda palestras sobre noções básicas de cultivo, com dicas sobre os tipos de substrato, iluminação, ventilação e frequência de regas e adubação. As palestras são gratuitas, ministradas por profissionais.