Tribuna Ribeirão
Cultura

Exposição sensorial no campus da USP

Obras de arte geralmente são apreciadas utilizando-se apenas um dos cinco sentidos humanos, a visão. Mas, até o final de janeiro, uma exposi­ção no Espaço de Eventos do Instituto de Estudos Avança­dos Polo Ribeirão Preto (IEA -RP) da Universidade de São Paulo (USP) permite aos vi­sitantes utilizar os cinco sen­tidos para interagir com uma seleção de obras de Candido Portinari (1903-1962).

A mostra “Todos os senti­dos”, com entrada franca, está aberta ao público desde 8 de dezembro e permanecerá em cartaz até o final deste mês – o IEA-RP ficou fechado entre o Natal e o Ano-Novo, mas reabriu nesta terça-fei­ra (2). Proporciona uma ex­perimentação de elementos representados em diversos quadros do pintor. É possível, por exemplo, sentir o cheiro do café retratado na obra “O Café” ou mesmo ouvir sons da flauta presente na obra “O Flautista”.

“O objetivo é permitir que os visitantes observem e explorem o trabalho de Portinari em verdadeira pro­fundidade através do puro aproveitamento sensorial, ajudando assim a atrair um público diversificado com di­ferentes habilidades sensoriais para apreciar seu trabalho de uma forma absolutamente nova”, explica a curadora da mostra e docente da Faculda­de de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP), Carla da Silva Santana de Castro.

Filho de imigrantes italia­nos nascido em Brodowski, em 30 de dezembro de 1903, Candido Portinari mani­festou sua vocação artística desde criança. Ao longo de sua carreira, pintou mais de cinco mil obras, entre elas os painéis “Guerra e Paz”, ofere­cidos pelo governo brasileiro à sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, Estados Unidos. Morreu em 6 de fevereiro de 1962, aos 58 anos, vítima de intoxicação pelas tintas que utilizava.

A mostra “Todos os senti­dos” ficará o final de janeiro, de segunda a sexta-feira, das oito às 17 horas, no Espaço de Eventos do IEA-RP (ave­nida Bandeirantes nº 3.900, Monte Alegre – antigo pré­dio do Banco Santander, ao lado do prédio central da FMRP-USP). Informações por intermédio do telefone (16) 3315-0368 ou no site www.iearp.blogspot.com. br/2017/12/mostra-todos -os-sentidos.html.

A atividade é promovida pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP com o apoio do Santan­der Universidades, IEA-RP, Fundação de Apoio ao Ensi­no, Pesquisa e Assistência do Hospital das Clínicas da Fa­culdade de Medicina de Ri­beirão Preto da Universidade de São Paulo (Faepa), Projeto Portinari, prefeitura do Cam­pus da USP Ribeirão Preto e Cooperativa de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé), in­tegrando também o progra­ma da prefeitura do Campus de inclusão de pessoas com deficiência.

Postagens relacionadas

Poeta Maria Lúcia Alvim morre vítima de covid-19

William Teodoro

Filme de Del Toro lidera indicações

Redação 1

Leão Lobo deixa TV Gazeta após dois anos

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com