No ano em que o surrealismo completa 100 anos, a cidade de Ribeirão Preto recebe a exposição “Olhar de Girassol”, assinada pelo artista plástico Lui Risco, natural de Altinópolis, que reside atualmente em Sevilha, na Espanha. A mostra reúne 21 quadros e três gravuras e pode ser apreciada, gratuitamente, até o dia 23 de setembro, no Espaço Cigano, localizado na Rua Garibaldi, nº 2843, loja 7.
A exposição trata do sentido e da unidade vital do ser humano, dos seus anseios de imaterial e transcendência, bem como da própria dor intrínseca da existência. Já a flor, bem representada nessas obras, é um símbolo poético que significa a perda da concepção dualista e ilusória. As telas têm dimensões que variam de 0,60mx0,50m a 1,5×2,0m.
As obras, produzidas com a técnica de óleo sobre tela, acrílico sobre tela e mista de carvão, além das gravuras, reforçam a liberdade de expressão e a criatividade, características do surrealismo, movimento que impactou não só as artes plásticas, como também a literatura, a psicologia e a cultura popular. O surrealismo, nascido em 1924, na esteira do movimento Dadaísta, tornou-se um dos movimentos artísticos mais influentes e duradouros do século XX.
O artista plástico Lui Risco tem 21 anos e há nove anos mora na Espanha. Aluno do último ano da Faculdade Belas Artes, de Sevilha, Lui já participou de exposições na Espanha. “Estou feliz e realizado em poder realizar a minha primeira exposição no Brasil em homenagem aos 100 anos do surrealismo”, destaca Lui Risco.
A exposição “Olhar de Girassol” é a sua primeira no Brasil. Interessados em conhecer de perto a mostra devem agendar horário, até o dia 23 de setembro, pelo WhatsApp (16) 99386-4454, com a produtora Alanis.
Mais informações sobre o artista e a exposição estão disponíveis no Instagram @lui.risco.