O Claretiano – Memorial, de Batatais, recebe a exposição “Migrações à Mesa”, que ficará disponível para visitação gratuita até 30 de junho. A mostra apresenta uma imersão ao universo de receitas e utensílios de cozinha trazidos por imigrantes.
A exibição dessa herança culinária é promovida em parceria com o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) e o Museu da Imigração de São Paulo. O objetivo é oferecer aos visitantes uma experiência a respeito da diversidade cultural brasileira, abordando a relação entre comida, sociedade e migração.
O público poderá conferir alguns objetos pertencentes a imigrantes e descendentes como, por exemplo, louças de origem inglesa, italiana e alemã, panela de ferro italiana e uma panela de fazer pão sírio que veio do Líbano. Além disso, a exposição guarda algumas surpresas, como uma mesa montada com utensílios de diferentes países.
Assim como outros traços culturais das mais diversas sociedades ao redor do mundo, a cozinha é migrante. Uma das mais íntimas marcas dos costumes de um local, a culinária é talvez o primeiro elemento que se busca encontrar, ou reproduzir, nas terras de destino.
Os sabores familiares trazem de volta as mais antigas lembranças afetivas relacionadas às memórias, tanto individuais, quanto coletivas. A exposição pode ser visitada gratuitamente, até 30 de junho, no Claretiano – Memorial, que fica na rua Dom Bosco, 466, no bairro Castelo, em Batatais.