Tribuna Ribeirão
Geral

Expedição Fuscamérica – Viagem de Fusca por dez países

Depois de 65 dias e 13 mil quilômetros percorridos, a Ex­pedição Fuscamérica chega ao fim. A aventura que começou na Rússia – ainda antes da abertura da Copa do Mundo Fifa 2018 – e cruzou por outros nove países da Europa, agora se transfor­mará em livro. A expectativa é de que o lançamento ocorra até dezembro. Será mais um convite para embarcar no “Segundinho” e reviver cada detalhe dessa in­cursão, que fincou o olhar sobre o lado B do mundo. É como se, de novo, o Fusca 68 deixasse o solo pelotense e abrisse as portas para milhares de pessoas vive­rem um mesmo sonho.

Foi assim durante os 65 dias. Em manifestações nas redes so­ciais, não faltaram palavras de entusiasmo. De encorajamento. De realização coletiva. E até su­gestões para a expedição ganhar as telonas do cinema, em docu­mentário. Em carta dedicada ao “Segundinho”, o fotógrafo Nau­ro Júnior, idealizador do projeto, resume: “Um velho Fusca é o que basta para me sentir um rei”, descontrai. A expedição saiu de Pelotas, no Rio Grande do Sul.

O carro antigo, com re­boque e identificado com a bandeira do Brasil, despertou curiosidades. E, ainda que mui­tas vezes o idioma não permi­tisse palavras, mímicas e apli­cativos nos celulares ajudavam a quebrar barreiras. Foi assim o tempo todo. Mesmo diante de imprevistos. De um pneu fura­do. De um eixo quebrado.

Ao estar de volta no Areal Fundos, possivelmente no final de outubro, “Segundinho” trará peças russas, letãs, europeias… Provas dos amigos conquistados ao longo do percurso e da soli­dariedade encontrada em doses elevadas nos momentos de apu­ros. “É um símbolo do quanto a gente é vulnerável às surpresas no caminho”, reforça.

O segredo é planejamento – Para tornar realidade pro­jetos pessoais, uma palavra não pode faltar na bagagem: planejamento. Você só precisa definir o objetivo que irá per­seguir e dimensioná-lo. Foi o que o fotógrafo Nauro Júnior fez, ao estabelecer orçamento e recorrer ao financiamento coletivo, que o permitisse cru­zar o oceano e experimentar o improvável. E deu certo.

Na primeira etapa da ex­pedição, na Rússia, ele esteve acompanhado do copiloto Caio Passos, antigo companheiro de viagens. Em Riga, capital da Le­tônia, era hora de revezamento. O editor de imagens retornava ao Brasil e chegavam a mulher de Nauro, a jornalista Gabriela Mazza, e a filha Sofia, de 13 anos.

Em família, aprontavam-se para seguir a aventura, viven­ciada em velocidade máxima de 80 quilômetros por hora. Entre as diversas experiências guardadas na memória afetiva, os sinuosos Alpes austríacos, a ousadia de atravessar o túnel de Fórmula 1 em Mônaco, o acampamento em uma mon­tanha na Espanha… “O mais importante não era chegar ao destino e, sim, as pessoas no caminho”, reforça Gabi. São os encontros que ficam.

O próximo destino da ex­pedição? Não está definido. Independentemente do tra­jeto a ser percorrido, há uma convicção: a essência de quem volta não é mais a mesma. No roteiro, desprendem-se me­dos, angústias, incertezas. E em casa, na palafita, às margens do Arroio Pelotas, fica uma lição. Não só para eles: é possível tra­çar um sonho. E realizar. Ainda que pareça impossível.

A Expedição #Fuscamerica­narussia e #Fuscamericanaeu­ropa se transformará em livro, a ser publicado pela Satolep Press. A expectativa é de que um se­gundo título, também possa ser lançado até o final do ano, em uma parceria entre Gabi Ma­zza e Sofia. Juntas, mãe e filha devem criar obra dirigida ao público infantil. Como persona­gem principal, ele: o Fusca. Tam­bém já passou por sete países da América do Sul, em cinco anos: Uruguai, Argentina, Chile, Bolí­via, Peru, Paraguai e Brasil, além da Antártica. Sempre com o “Se­gundinho” no comando.

 

Saiba mais da expedição

– Pela Rússia: oito mil quilômetros
Nauro Júnior e Caio Passos
Algumas cidades: Saint Petersburgo, Moscou, Samara e Kazan
– Pela Europa: cinco mil quilômetros
Nauro Júnior, Gabi Mazza e Sofia
Nove países: Letônia, Lituânia, Polônia, República Tcheca, Alemanha, Áustria, Itália, França e Espanha

Postagens relacionadas

PUBLICIDADE: 100+

Redação 1

PUBLICIDADE: Keiji Nissan

Redação 1

Ecoponto terá local para lixo eletrônico 

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com