Tribuna Ribeirão
Geral

Execução da pena de Lula deve esperar STF

O ministro da Justiça, Tor­quato Jardim, disse que é preci­so ter “muita prudência” antes de uma eventual prisão do ex­-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, porque o Supremo Tribu­nal Federal (STF) pode rever a possibilidade de execução da pena após condenação em se­gunda instância.

Segundo Torquato, a deci­são que autorizou a prisão após a decisão de segundo grau “é precária”. O julgamento, em outubro de 2016, terminou com placar de 6 a 5. A Corte deverá julgar duas ações que questionam essa autorização para a execução penal.

“Seja qual for o brasileiro envolvido nesta questão é pre­ciso muita prudência, porque o STF pode mudar de opinião, pode inverter o 6 a 5. Acho que devemos esperar a decisão final do STF antes de implementar. Estamos falando de liberdade e um dia perdido de liberdade é um dia irrecuperável”, afirmou o ministro.

Elogio – O ministro disse que após o julgamento da 8.ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4.ª Região telefonou para o presidente do TRF-4, Carlos Thompson Flores, para cumprimentá-lo pela atuação “brilhante” dos três desembar­gadores. “Independentemente de concordar ou não com a decisão, temos que reconhecer que eles dominaram comple­tamente o processo, sabiam exatamente o que estavam fa­lando”, disse.

Torquato, que já foi minis­tro do Tribunal Superior Elei­toral (TSE), prevê que a discus­são sobre a impugnação da candidatura de Lula será um debate muito difícil na corte eleitoral. Para ele, sem a de­cisão final do Supremo, vai surgir a dúvida se o TSE pode negar registro para quem, “embora condenado por ato colegiado, não esteja condena­do definitivamente”.

Postagens relacionadas

PUBLICIDADE: Hiper Saúde – Ribeirão e região

Redação 1

PUBLICIDADE: Quer receber notícias no seu WhatsApp? Adicione o Tribuna!

Redação 1

PUBLICIDADE: Quer receber notícias no seu WhatsApp? Adicione o Tribuna!

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com