Tribuna Ribeirão
DestaquePolíciaSaúde

EXCLUSIVO: Medicamento da UBDS Vila Virgínia é localizado em caçamba

Milhares de ampolas foram deixadas em meio a detritos de construção; GCM e Secretaria Municipal de Saúde foram acionadas

Medicamentos foram localizados por dono de imóvel nos Campos Elíseos e pedreiro (Foto: Alfredo Risk)

Por: Adalberto Luque

Duas caixas com milhares de ampolas do medicamento Bromoprida, utilizado no combate a refluxo gastroesofágico e náuseas/vômitos usados em procedimentos pós-cirúrgicos foram encontrados, na manhã desta terça-feira (18), descartados em uma caçamba de restos de construção civil. A caçamba estava em frente a um imóvel em reforma na Rua José de Alencar, Campos Elíseos, zona Norte de Ribeirão Preto.

O responsável pelo imóvel e o pedreiro localizaram as duas caixas, com etiqueta destinadas à Unidade Básica Distrital de Saúde (UBDS) Vila Virgínia, na zona Oeste da cidade, cerca de 7 km de onde foram encontradas. Leitor do Tribuna Ribeirão, o responsável pelo imóvel entrou em contato com a redação, que acionou a Guarda Civil Metropolitana (GCM). A reportagem acompanhou, com exclusividade, quando a GCM constatou que os medicamentos descartados eram destinados à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e acionou a Pasta.

As duas caixas eram destinadas à UBDS Vila Virgínia (Foto: Alfredo Risk)

Um funcionário foi até o local e informou que as duas caixas faziam parte de uma encomenda entregue incompleto. Duas caixas não foram recebidas pela UBDS Vila Virgínia.

Em nota, a Secretaria confirmou que, por meio da Fundação Santa Lydia, foi notificada sobre denúncia de descarte irregular de medicamentos em nome da UBDS Vila Virgínia. “Nossa equipe técnica prontamente visitou o local e identificou que se tratava de um pedido realizado pela Fundação, porém não foi entregue por completo”, informou.

Técnicos da Secretaria Municipal da Saúde foram ao local e constataram que caixas faziam parte de compra que teria sido parcialmente entregue, faltando os dois volumes (Foto: Alfredo Risk)

Segundo a Pasta, a nota fiscal da compra incluía um volume de psicotrópico e dois de Bromoprida. Ao receber o pedido, foi registrado no verso da nota e comunicado à empresa através de e-mail, que havia recebido apenas o volume do psicotrópico, faltando os dois volumes de Bromoprida, encontrados nesta terça-feira descartados na caçamba.

“Empresa notificada sobre o recebimento parcial dia 12/06. A Fundação já recolheu o material e entrou em contato com a empresa farmacêutica responsável para esclarecimentos sobre o extravio. Foi registrado boletim de ocorrência na Polícia Civil”, concluiu a nota.

GCM levou as duas caixas para a delegacia, onde foi registrado B.O. de descarte irregular (Foto: Alfredo Risk)

A reportagem encaminhou e-mail pedindo informações sobre o que teria ocorrido, tanto à transportadora DF Transportes, quanto à Pontual Farmacêutica, que também foi procurada por telefone. Uma pessoa de nome Ana Carolina atendeu à ligação e disse que iria acionar o setor responsável da Farma Pontual, mas até a publicação da reportagem nem a farmacêutica, nem a transportadora responderam aos questionamentos.

O medicamento foi levado para a Central de Polícia Judiciária (CPJ), no Centro de Ribeirão Preto. A Polícia Civil vai apurar as responsabilidades pelo descarte irregular do medicamento.

Havia cerca de 2 mil ampolas de medicamento (Foto: Alfredo Risk)

Postagens relacionadas

Ataque de abelhas deixa 11 pessoas feridas na Apae de Ribeirão Preto

William Teodoro

Árbitro morre após sofrer parada cardíaca em jogo de futsal pela Copa Paulista em São carlos

Redação 1

Semana deve ser de chuva pontual 

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com