Escolas estaduais de ensino fundamental e médio da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) se preparam para aplicar a primeira avaliação bimestral do ano, a Prova Paulista, para mais de 2,5 milhões de estudantes matriculados na rede estadual. O cronograma da Seduc-SP prevê que os alunos façam as provas entre a próxima segunda-feira (8) e a quarta-feira da semana seguinte, 17 de abril.
A Prova Paulista é direcionada a alunos desde o 5º ano do Ensino fundamental até a 3ª série do ensino médio. Na região de Ribeirão Preto, 72,3 mil alunos farão as provas, 36 mil deles estão matriculados nos cinco anos do ensino fundamental avaliados e 36,3 mil deles nas três séries do Ensino médio.
A Prova Paulista foi definida como a primeira fase da Olimpíada de Matemática das Escolas Estaduais de São Paulo (Omasp). Assim, o desempenho dos estudantes nas questões de matemática será o balizador para a participação na segunda fase da competição.
Entre os 2,5 milhões de estudantes dos anos finais do Ensino fundamental e do ensino médio que devem realizar a Prova Paulista, serão selecionados os 30% estudantes de cada ano ou série que tiverem as melhores pontuações nas questões de matemática, de cada escola, e serão automaticamente classificados para a segunda fase da Omasp.
Outra novidade é que nesta primeira edição de 2024, a Prova Paulista terá um novo formato. Além das questões de resposta única, os alunos terão acesso a questões com duas e até três alternativas corretas. O objetivo é ampliar as possibilidades de aferição do conhecimento adquirido pelos estudantes.
,Estudantes do 5º ano do ensino fundamental serão avaliados nas disciplinas de língua portuguesa, geografia, história, matemática e ciências. Alunos matriculados entre o 6º ano e 9º ano do ensino fundamental terão provas de língua portuguesa, geografia, história, matemática, ciências e língua inglesa.
Estudantes da 1ª série do ensino médio terão provas de língua portuguesa, língua inglesa, geografia, história, filosofia, itinerário formativo, matemática, biologia, física e química. Os estudantes da 2ª série do ensino médio terão provas de língua portuguesa, geografia, história, sociologia, itinerário formativo, matemática, biologia, física e química.
Os matriculados na 3ª série do ensino médio serão avaliados em língua portuguesa, geografia, história, itinerário formativo, matemática e física. A Prova Paulista aplicada pelas escolas estaduais a partir da próxima semana é a avaliação bimestral da Educação e tem como foco estudantes do ensino fundamental e médio.
Nela, os estudantes têm a oportunidade de testar seus conhecimentos e seus professores. È uma visão mais apurada sobre eventuais facilidades e dificuldades na leitura e compreensão das questões. O Provão Paulista, avaliação que garante o ingresso de estudantes nas universidades e faculdades paulistas, é aplicado em uma única edição, no final do ano letivo, e voltado apenas a estudantes das três séries do ensino médio.