Tribuna Ribeirão
Justiça

Ex-presidente da Caixa – Pedro Guimarães vira réu por assédio

A 15ª Vara Federal de Brasília (DF) recebeu denún­cia contra o ex-presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, acusado por uma série de funcioná­rias do banco por assédio sexual e moral. Ele tem vin­do com frequência a Ribei­rão Preto para participar de eventos com ruralistas.

Acusado pelo Ministério Público Federal (MPF), o ex­-presidente do banco estatal vai ser processado criminal­mente na Justiça Federal em Brasília por suposto abuso de um grupo de mulheres. Em nota, o advogado José Luis Oliveira Lima, que re­presenta Guimarães, “nega taxativamente a prática de qualquer crime e tem certe­za que durante a instrução a verdade virá à tona, com a sua absolvição”.

Os detalhes da denúncia ainda não são conhecidos, pois a ação penal contra Pedro Guimarães tramita sob sigi­lo. Casos envolvendo assédio, sobretudo sexual, costumam tramitar em segredo de Justiça, como forma de preservar a in­timidade das vítimas.

O caso veio à tona em me­ados do ano passado, quando uma reportagem do portal Metrópoles revelou as acusa­ções de assédio feitas por cinco funcionárias da Caixa à ou­vidoria da instituição. Outras vítimas apareceram após a repercussão, que levou Gui­marães a ser demitido da pre­sidência do banco.

Após as revelações, o MPF passou a investigar o caso, o que resultou na denúncia agora aceita pela 15ª Vara Fe­deral de Brasília. Na acusação, constam depoimentos capta­dos em vídeo das vítimas, que foram interrogadas pelos pro­curadores responsáveis. Com a abertura da ação penal, ini­cia-se uma nova fase de ins­trução do processo.

Acusação e defesa pode­rão solicitar novas diligências e, ao final, deverão apresentar as alegações finais, antes da sentença do juiz. Guimarães é alvo ainda de um outro pro­cesso, dessa vez na seara tra­balhista, no qual o Ministério Público do Trabalho (MPT) pede indenização de R$ 30,5 milhões pelos danos causa­dos. O executivo sempre ne­gou todas as acusações.

Postagens relacionadas

CCJ do Senado aprova PEC que criminaliza porte de drogas

William Teodoro

Cinco ministros votam contra golpistas

William Teodoro

Alagoas multa Braskem em mais de R$ 72 milhões por danos ambientais

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com