O ex-prefeito e atual vereador e presidente da Câmara de Cravinhos, José Francisco Matasso Ferdinando (PSDB), mais conhecido como Cabelin, usou a Tribuna do Legislativo daquele município para criticar o atual governador João Dória – também do PSDB – por, segundo ele, dividir o partido para conseguir se viabilizar como candidato a presidente da República.
Segundo ele, o governador estaria utilizando de métodos “prepotentes e desonestos” para tirar do PSDB peessedebistas históricos, como, o ex-governador Geraldo Alckmin. Cabelin afirmou que para viabilizar sua candidatura Dória também estaria filiando ao partido pessoas que até ontem eram “inimigos políticos”.
Membro do PSDB há trinta anos, o ex-prefeito afirmou que gostaria que a sua manifestação – gravada em vídeo – chegasse as mãos de membros históricos e fundadores da legenda, como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
Há mais de duas décadas na política, Cabelin já exerceu os cargos de prefeito e vice-prefeito do município. O grupo político de Cabelin, aliás, mantém-se à frente do Executivo e do Legislativo desde 2000. Nas últimas cinco eleições municipais, Cravinhos elegeu apenas dois prefeitos: José Carlos Carrascosa dos Santos (o Boi, eleito pela última vez em 2016) e o próprio Cabelin. O cenário político coloca Cravinhos como a cidade do estado de São Paulo com o maior número de mandatos consecutivos do PSDB.
No Legislativo desde as eleições de 2016, Cabelin ocupou a presidência da Câmara Municipal no biênio 2017-2018. Em dezembro do ano passado, foi reeleito para o cargo para os próximos dois anos de mandato. À frente da Casa de Leis, segue em parceria com Boi na administração municipal.