Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Ex-aluno da Alma vai para os EUA

DIVULGAÇÃO

A partir de 11 de setembro, o ator ribeirão-pretano Leonardo Sidney inicia uma nova rotina de estudos como aluno da Art of Acting Studio, em Los Ange­les, na Califórnia, uma das mais renomadas escolas de teatro dos Estados Unidos. Único brasilei­ro entre os 20 estudantes selecio­nados para a turma, Léo Sidney – nome artístico –, de 24 anos, é ex-aluno da Academia Livre de Música e Artes de Ribeirão Pre­to (Alma), onde estudou teatro por cinco anos.

O ator estudará na Art of Acting Studio por dois anos – até dezembro de 2025 –, com possibilidade de, após a for­matura, seguir com trabalho profissional junto à escola e fora dela. “Minha expectativa é gigantesca. Vou fazer algo que sempre quis fazer, que é estar num conservatório que me puxa, me cobra, que é muito difícil e rigoroso, assim como foi a experiência que tive na Alma”, pontua Léo Sidney.

O artista conta que o proces­so de conquista da vaga no con­servatório, com bolsa integral de estudos, envolveu diferentes etapas. “Eu estava trabalhando muito com teatro em Ribeirão Preto quando começou a pan­demia. Com tudo parado, entrei no Instituto Stanislavsky, de São Paulo, para ter acesso aos cursos e workshops on-line que essa instituição oferece e, também, interessado nas parcerias inter­nacionais que possui”, diz.

“Por essa via, fiz vários cur­sos da Stella Adler Studio of Acting, escola que tem sede em Nova Iorque e a filial de Los Angeles, onde vou estudar”, ex­plica Sidney. Fluente em inglês, ele fez os cursos e workshops on-line como aluno regular, com direito a críticas e avalia­ções dos professores, até parti­cipar de entrevista individual com o diretor do conservatório norte-americano, que o convi­dou para a audição seletiva.

“Tive que apresentar dois monólogos. Um contemporâ­neo e um clássico de Shakespe­are. Escolhi Romeu e Julieta por­que, na Alma, o professor José Maurício Cagno havia mostra­do o filme e fiquei apaixonado”, revela. Há dois anos morando em São Paulo, onde atuou em filmes, séries, musicais e peças teatrais, além de trabalhar na produtora de cinema mantida pelo Instituto Stanislavsky, Leo­nardo Sidney atribui ao aprendi­zado recebido na Alma sua prin­cipal base para chegar onde está.

“A Alma foi o lugar que mais me deu um treinamento físico impecável. Todo o trabalho de elementos da natureza que fiz ali, encontrei estudando méto­dos famosos, como o da própria Stella Adler. E isso foi funda­mental para mim na aprovação nesta escola”, comenta o ator.

“Os cinco anos de experiên­cia na Alma foram muito im­portantes para me formar como artista, desenvolver minhas téc­nicas e me trazer destaque nos outros lugares onde fui entran­do. É um ensino de excelência e gratuito, fato de extrema impor­tância em nosso cenário social”, arremata o ator. Léo também valoriza a experiência de palco proporcionada pela escola.

“Poder se apresentar no grandioso e histórico Theatro Pedro II com 16, 17 anos não é para todo mundo, mas a Alma propicia essa oportunidade aos alunos, que é incrível e ensina a lidar com essa energia única”. Para Dulce Neves, presidente da Alma, a conquista de Leonardo Sidney amplifica o potencial for­mativo da academia.

“Para nós, é um orgulho e uma alegria muito grande ver um de nossos ex-alunos che­gando nesse patamar. Isso nos traz segurança de que traba­lhamos no caminho certo e, também, mantém o nosso de­safio de melhorarmos sempre. Estamos muito felizes pelo Léo e desejando termos outras his­tórias de talentos para contar”, enfatiza Dulce.

O professor José Maurício Cagno também comemora. “Acompanhei o Léo desde mui­to pequeno. Primeiro como aluno do Colégio Auxiliadora e, depois, na Alma. Ele sempre foi muito talentoso e encantado com a arte teatral. Sempre de­dicado e comprometido. Para nós, professores, esse avanço dele é também uma realização profissional nossa e nos impul­siona para diariamente entre­garmos o melhor em nosso tra­balho”, disse o diretor artístico geral da academia.

Tradição e prestígio
Fundada em 1949 pela pro­fessora e atriz Stella Adler – ex­-aluna do ator, diretor, escritor e pedagogo russo Constantin Stanislavski, um dos maiores nomes da história do teatro mundial – o Stella Adler Studio of Acting é uma das mais tradi­cionais e prestigiosas escolas de teatro dos Estados Unidos, com acirrada concorrência de ingres­so em seus cursos.

A filial de Los Angeles (Art of Acting Studio), onde Léo Sid­ney ingressará, é única, tem 38 anos de atividade e mantém o mesmo rigor da sede. Premiado por sua atuação teatral em fes­tivais nacionais como o Fringe (Curitiba/PR), Profest (Congo­nhas/MG) e Festar (Araruama/ RJ), o ator também dança, can­ta e toca piano, violão e bateria. Em 2021, ele foi semifinalista da primeira temporada do Just Act Brasil, reality show para atores.

Postagens relacionadas

Estado devolve R$ 186,9 mi de ICMS

William Teodoro

PUBLICIDADE: Assine Jornal Tribuna!

Redação 1

Ano letivo começa em 5 de fevereiro

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com