Tribuna Ribeirão
Geral

Eventos com até 150 pessoas são liberados

ALFREDO RISK/ARQUIVO

Decreto assinado pelo pre­feito Duarte Nogueira (PSDB), publicado na edição do Diário Oficial do Município (DOM) de segunda-feira, 19 de ou­tubro, libera a realização de eventos com a participação de 150 pessoas ou 60% da capaci­dade dos espaços.

Prevalecerá o menor pú­blico. A medida vale durante este período mais flexível da quarentena imposta pela pan­demia de covid-19. A partir desta semana, eventos sociais em buffets e salões de festas, além de locais públicos aluga­dos ou terceirizados, estão au­torizados, conforme o decreto municipal 223.

A liberação destes eventos ocorre porque a região do 13º Departamento Regional de Saúde (DRS XIII), que envol­ve Ribeirão Preto e mais 25 cidades, permaneceu na fase amarela do Plano São Paulo. O anúncio foi feito pelo go­vernador João Doria (PSDB) em 9 de outubro e vale até 16 de novembro, quando haverá nova avaliação.

A próxima avaliação vai definir se a região fica na fase amarela, volta para a laranja ou avança para verde. Pelo texto do Executivo publicado no DOM, a volta do setor de bu­ffets e festas é escalonada me­diante o tempo de permanên­cia do município na atual faixa.

De 14 a 27 de setembro, a ocupação estava limitada a 40% da capacidade ou a 50 participantes. Depois, a partir de 28 de setembro, a porcen­tagem seguiu a mesma, mas o limite de pessoas subiu para 100 até o dia 18 de outubro. O cálculo que leva em conta a re­gra que gere o menor número de pessoas nos eventos.

Para uma região avançar ou retroceder de fase, o Plano São Paulo analisa a evolução da ocupação de leitos de te­rapia intensiva, de mortes e casos de coronavírus em um período de 28 dias – antes, era de 14 dias, mas com a maioria das 17 regiões do estado na fase amarela ou verde, o inter­valo foi estendido.

A partir desta quinta-feira (22), todas as salas de cinema dos quatro shopping centers de Ribeirão Preto estarão aten­dendo o público com a exibi­ção de filmes. Só podem fun­cionar com 40% da capacidade e uma série de restrições. O horário de atendimento no co­mércio e no setor de serviços de Ribeirão Preto também foi ampliado desde o dia 10.

Passou de oito para dez horas diárias. No entanto, foi mantida a capacidade máxima de público, estabelecida em 40% – exceto academias, com limite de 30%. As lojas podem atender das oito às 18 horas. Já os comércios dos quatro sho­pping centers da cidade – Ri­beirãoShopping, Santa Úrsula Shopping, Shopping Iguatemi e Novo Shopping – abrem de segunda-feira a domingo, das 12 às 22 horas.

Salões de beleza e de esté­tica, como barbearias, cabelei­reiros, manicure e pedicure, também podem atender de segunda a sábado, com limite de dez horas diárias. Bares, res­taurantes e demais estabeleci­mentos com consumo local de alimentos e bebidas, inclusive as praças de alimentação dos shoppings, podem funcionar entre seis e 22 horas, de segun­da a domingo.

Porém, devem ser respeita­dos os limites de dez horas de expediente na fase amarela – pode ser intercalado, das dez às 15 horas e das 17 às 22 horas, por exemplo. Os estabelecimentos com funcionamento noturno devem fechar as portas às 22 ho­ras, mas agora podem autorizar a permanência de clientes que já estão no local até as 23 horas. Antes, os bares e restaurantes eram obrigados a fechar até as 22 horas. A capacidade conti­nua limitada a 40%.

Postagens relacionadas

VÍDEO: Estado de SP registra 18 mortes em decorrência das fortes chuvas

William Teodoro

STF anula julgamento da revisão da vida toda

William Teodoro

Ação tenta barrar decreto do Uber na Justiça

Redação

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com