Um domingo de muita adrenalina para quem gosta de automobilismo e de carro antigo. O pavilhão principal do Parque Permanente de Exposições logo se transformou na extensão da garagem de dezenas de centenas de colecionadores de Ribeirão Preto e região. Eles vieram de várias cidades do estado de São Paulo e do país, como Belo Horizonte (MG) e Curitiba (PR), para participar da sétima edição do Califórnia Volks Brothers.
A estimativa da organização é que 1.900 expositores, 400 a mais do que a edição passada, movimentaram o local neste domingo, 4 de fevereiro. “Se tudo der certo realizaremos em 2019, na oitava edição, dois dias de evento, no sábado e domingo. Começamos com 700 carros na primeira edição, e chegamos a 1.900 este ano. Pra ter uma ideia do que isso representa, os veículos antes ficavam apenas dentro do pavilhão, agora ficam expostos aqui do lado de fora”, idealiza Mateus Juliano de Sousa Maciel, um dos organizadores.
Os carros antigos são verdadeiras relíquias. Vários modelos de Fusca com refrigeração a ar, Brasílias, Kombis, Karmanguias, Variantes e outras raridades da marca Volkswagen ficaram expostas ao público como em um grande salão do automóvel. O primeiro modelo da marca foi lançado pela VW em 1951. Como caiu na graça do brasileiro logo foi apelidado de Volks e depois carinhosamente para Fusca, que foi adotado oficialmente pela montadora alemã a partir de 1983.
No evento deste domingo, destaque para algumas curiosidades como as Kombis adaptadas para “beer truck” e “motor home” ou “trailer” (lembrete: em Barra Bonita existe uma corrida só de Kombis). O Fusca limusine também chamou a atenção dos visitantes. O prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB) e a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Ribeirão Preto, Samanta Pineda, prestigiaram o evento, que arrecadou alimentos.
O ex-piloto de Fórmula 1, Wilsinho Fittipaldi, prestigiou o evento e anunciou duas provas de Fórmula Vee na cidade (leia em Esporte). O Califórnia Volks Brothers integra o calendário oficial de eventos da cidade desde o ano passado. O evento tem também o lado social e beneficente. Cada expositor doou dois quilos de alimentos. Toda a arrecadação será doada às entidades credenciadas na prefeitura de Ribeirão Preto.