Nesta sexta-feira, 2 de novembro, feriado do Dia de Finados, a Cerâmica São Luiz será o palco do festival “Latinas#1 – Encontro de Compositoras”, uma produção da Casa das Artes com a ONG Vivacidade. Vai ter muita música, dança e gastronomia, mas a principal atração será a banda La Múcura, de Cali, na Colômbia, que também estuda as manifestações culturais pela América Latina.
A banda está na estrada há quase quatro anos pesquisando a diversidade dos que vivem de arte, criando um livro e um documentário, sistematizando experiências. As integrantes de La Múcura já estiveram em Ribeirão Preto, em agosto de 2015, e agora retornam à cidade com um novo projeto musical, parte da turnê do álbum “Aflora”, uma homenagem às flores que, apesar de toda a dificuldade cotidiana, continuam a florescer em meio ao asfalto e ao concreto.
Há três anos, a banda fez um show no quintal do Coletivo Fuligem, tocaram no Memorial da Classe Operária – UGT, falaram do seu projeto na faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEARP/USP), na Cia. Teatral Boccaccione e na Casa das Artes. Conheceram também o Centro de Cultura e Ativismo Caipira (Cecac), em Serrana.
Para reber as colombianas, os organizadores do “Latinas#1” reuniu um time forte de artistas da cidade que vão promover uma espécie de “virada musical”. Já confirmaram participação as compositoras Ariane P. Santos, Juliana Mangolin, Gá Hebbling e Thais Foresto, de Ribeirão Preto, e Daia Brito Leme. Na área da dança, vão participar Ana Luiza Yosetake, Angela Aleixo de Andrade, Bela Pizani, Thais Elvira, Gaby Peres, Fernanda Nogueira e Letícia Thomas. A discotecagem será de Patiana De Bortoli Neri, de O Hierofante.
Os show “Latinas#1 – Encontro de Compositoras” terá início às 16 horas desta sexta-feira, 2 de novembro, feriado do Dia de Finados, na Cerâmica São Luiz, na rua Municipal nº 32, na divisa da Vila Tibério com o Ipiranga, atrás do Hipermercado Carrefour, perto da rotatória Amim Calil, na Zona Oeste de Ribeirão Preto. Não haverá cobrança de ingresso, mas os organizadores vão “passar o chapéu” – colabora quem puder, e o valor sugerido é de R$ 5 por pessoa.
Ariane Santos
A musicista ribeirão-pretana Ariane Santos, que estará no “Latinas#1”, foi selecionada para participar também do “Sonora Festival Internacional de Compositoras”, neste mês de novembro. O evento surgiu em 2016 com o objetivo de dar visibilidade e legitimar a presença da mulher compositora no cenário musical. É produzido de forma colaborativa e neste ano será realizado em 74 cidades e 16 países, sendo o maior festival de música feminina do mundo.
“Neste ano, realizei dois shows em casas importantes da minha cidade onde pude compartilhar minhas canções com o grande público. Do retorno tão potente, comecei a criação do meu primeiro álbum, que traz minhas letras, sonorizadas por minhas origens… E agora, na reta final de 2018, em meio ao caos político, recebo a notícia de que estarei em dois festivais com minhas composições. Nesse momento uma das coisas mais potentes que poderiam acontecer. Minhas letras falam do caos e do amor…”, diz.