A 1ª Mostra Experiências Artísticas e Literárias dentro e fora da Prisão, que a Biblioteca Sinhá Junqueira (BSJ) realiza até o dia 26 deste mês, promete trazer uma semana inusitada, com roda de conversa, palestra e espetáculo teatral. No último sábado (5) não foi diferente. A tarde ficou por conta da oficina Fanzinando entre grades, comandada por João Francisco Alves (Jofra).
Jofra é professor, fanzineiro, poeta, coordenador da Zineteca Glauco Villas Boas, e foi colaborador do livro “Zines no Cárcere”, com o artigo “Fanzinando entre grades”. Como lecionou por mais de 10 anos no sistema prisional, trouxe para a oficina toda a experiência com pessoas privadas de liberdade, as quais estimulou a escrever poesia e fazer fanzines.
Vale destacar que toda a programação da mostra tem como objetivo criar um espaço de reflexão e de expressão sobre as vivências de pessoas que passaram pelo sistema prisional e utilizaram a arte e a literatura como ferramentas de sobrevivência naquele ambiente. E para tanto, o evento é composto por 70% de pessoas que estiveram privadas de liberdade e que se tornaram escritores e artistas.
No próximo dia 11, sexta-feira, o evento promove uma atividade na Penitenciária de Pontal: a palestra Sonhos: O que te impede de vencer, com Erick Soares, ator da série de streaming “DNA do crime”. No sábado (12), ele também participa da roda de conversa “Escrita, arte, educação e liberdade”, aberta ao público, na Biblioteca Sinhá Junqueira, às 14h, ao lado de Carlos Domingos e Leonardo – Gibi Filmes.
Antes disso, no mesmo dia, às 10h, acontece a apresentação do espetáculo “O crime não compensa”, que ganha espaço no auditório da BSJ. O elenco é composto por Igor Prudêncio, Carlos Andrade, Carlos Macedo, Douglas Cassiano de Almeida, Nilton Vieira, Renato Marcelino da Silva e Wesley Diego Leme Martins.
A 1ª Mostra Experiências Artísticas e Literárias dentro e fora da Prisão é uma realização da Biblioteca Sinhá Junqueira, Fundação Educandário, SP Cult e SP Governo do Estado, e conta com a parceria do Observatório do Livro. E com o patrocínio de empresas como Santa Helena, Copersucar, Riberfoods, Dauriti, Balões Pic Pic, Centro-oeste, o apoio cultural de Cenourão, Mialich, Passalaqua, Órion, Lopes e Canesin, e o apoio institucional de Terra e LS Nogueira. A produção executiva é do Grupo Gorki. A programação do evento pode ser acessada em https://bsj.org.br/agenda/
Veja aqui a programação:
12/04/2025 – Espetáculo: O crime não compensa (1ª apresentação)
com Igor Prudêncio, Carlos Andrade, Carlos Macedo, Douglas Cassiano de Almeida, Nilton Vieira, Renato Marcelino da Silva, Wesley Diego Leme Martins
• Horário: 10h às 11h
• Local: Auditório Biblioteca Sinhá Junqueira
12/04/2025 – Roda de conversa: Escrita, arte, educação e liberdade
com Erick Soares, Felipe Athayde, Carlos Domingos e Leo Gibi
• Horário: 14h às 16h
• Local: Auditório Biblioteca Sinhá Junqueira
17/04/2025 – Espetáculo: O crime não compensa (2ª apresentação)
com Igor Prudêncio
• Horário: 14h às 16h
• Local: Penitenciária de Pontal
19/04/2025 – Roda de conversa: Direito, educação, ação social e caminhos possíveis
com Ewerton Carvalho, Igor Prudêncio, e Joel Novaes
• Horário: 14h às 16h
• Local: Auditório Biblioteca Sinhá Junqueira
24/04/2025 – Roda de conversa: Afetos, escrita e biblioteca na prisão
com Karina Biondi, Gih Trajano e Leia Santos
• Horário: 19h30 às 21h30
• Local: Auditório Biblioteca Sinhá Junqueira
26/04/2025 – Documentário: Liberta: um livro pode mudar um destino
com Débora Gobitta e Gih Trajano.
• Horário: 14h às 16h
• Local: Auditório Biblioteca Sinhá Junqueira