O cenário da pandemia trouxe mudanças profundas na educação escolar, para todos os seus atores. Alunos, professores, coordenadores pedagógicos, gestores, pesquisadores e estudiosos foram obrigados a se reinventar. E ainda há muito pela frente nesse processo diário de repensar a aprendizagem. Se faz necessário – e urgente – falar sobre o presente para traçar caminhos possíveis no amanhã.
Pensando nisso, três departamentos da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (USP) em Ribeirão Preto se uniram na organização do 1° Congresso Internacional de Educação Escolar: cenário de pandemia, seus desafios, perspectivas e possibilidades, que será realizado totalmente online de 24 a 27 de novembro. As inscrições são gratuitas e os participantes receberão certificados pela participação.
A união do Departamento de Educação, Informação e Comunicação, Departamento de Química e Departamento de Música trouxe multiplicidade de temas e convidados para o congresso. A internet, ferramenta tão necessária em tempos de distanciamento social, será a ponte entre pensadores do mundo todo.
Durante quatro dias, 34 convidados irão analisar a Educação Escolar, formular ideias, compartilhar opiniões, em cinco palestras e oito mesas-redondas, que serão transmitidas virtualmente pelas plataformas YouTube e Facebook. Leitura, alfabetização, formação de professores, emoções na aprendizagem, letramento, relações étnico-raciais, tecnologias da informação, psicanálise e educação são algumas das temáticas abordadas.
Entre os convidados estão Roger Chartier, doutor pela Ecole Normale Supérieure de Saint-Cloud e autor de diversos livros da área de Ciências Humanas; o educador e escritor brasileiro Mozart Neves Ramos; Attico Chassot, professor e pesquisador na Rede Amazônica Ensino de Ciência; Augusto Cury, Médico psiquiatra, pesquisador e o autor brasileiro mais lido da última década, entre outros pensadores.
“É sempre essencial pensarmos, formularmos e construirmos a Educação por meio de eventos científicos como um congresso, que agrega tantos pensadores. Em tempos de covid-19, essa atividade reflexiva se faz urgente. O cenário da pandemia traz questões inéditas e desafiadoras, em todos os âmbitos, que vêm instigando e mobilizando, sobretudo, professores, coordenadores pedagógicos, gestores, pesquisadores e estudiosos da área de educação escolar”, pondera Elaine Assolini, professora da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FMRP/USP), coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Alfabetização, Leitura e Letramento (Gepalle) e uma das organizadoras do evento.
Para Mozart Neves Ramos, que irá ministrar a palestra “A educação básica brasileira”, é preciso pensar novos caminhos para a Educação, diante da mudança pela qual o mundo está passando. “Eu costumo dizer que 2020 não será um ano perdido, mas sim um ano em que aprendemos outras competências e habilidades que serão muito importantes para o século 21. Daqui em diante, o planejamento das redes de ensino deverá incluir a conectividade, o acesso ao ensino digital. O mundo mudou e a escola precisa também mudar! Por isso esse congresso é tão importante!”
O evento conta com o patrocínio da Escola da Inteligência Educação Socioemocional. As inscrições estão abertas e interessados de todas as áreas podem participar, sem qualquer custo, pelo link: https://www.even3.com.br/ciee2020/.