Às 13h30 deste domingo, 15 de dezembro, milhares de candidatos farão a prova do processo seletivo que classifica estudantes para estudar em uma Escola Técnica Estadual (Etec) do Centro Paula Souza (CPS), no primeiro semestre de 2025. O gabarito oficial será divulgado na quarta-feira (18), a partir das 15 horas.
O exame é a porta de entrada para os cursos do Ensino Técnico, Médio integrado ao Técnico, Ensino Médio em diferentes itinerários formativos, Articulação da Formação Profissional Média e Superior (AMS) ou Especialização Técnica.
Para os cursos técnicos (presenciais, semipresenciais e online) e para as demais formas de ingresso no Ensino Médio (Integrado ao Técnico, AMS e diferentes itinerários formativos), a avaliação tem duração de quatro horas. Os candidatos responderão a 50 questões-teste, cada uma valendo um ponto, com cinco opções de respostas (A, B, C, D, E), das quais apenas uma é correta.
Já a prova para as vagas remanescentes do vestibulinho das Etecs, que dão acesso direto ao segundo módulo do Ensino Técnico, é constituída de 30 questões-teste, também com cinco opções de respostas (A, B, C, D, E), das quais apenas uma é correta.
O candidato precisa confirmar o local em que fará o exame na Área do Candidato, do site vestibulinhoetec.com.br. Para evitar imprevistos, chegue ao local de prova com uma hora de antecedência. Os portões das escolas serão abertos às 12h30 horas e fechados às 13h30, impreterivelmente. Após o horário não será permitida a entrada de nenhum candidato.
O candidato terá até quatro horas para fazer o exame. É preciso permanecer na sala de prova até as 15h30, no mínimo. Após esse horário é permitido deixar o local, levando o caderno de questões. É obrigatório apresentar um documento de identidade original com foto, em boas condições de visibilidade;
Também é preciso levar caneta esferográfica de tinta preta ou azul, lápis preto nº 2, borracha e régua para o exame. O não cumprimento das normas que regem o vestibulinho das Etecs implica em sanções legais e desclassificação. Outras informações pelo telefone 0800-772 2829 e pelo site. São ofertadas 92.242 vagas, em ensino público e gratuito, para todo o Estado de São Paulo.
Para Ribeirão Preto e mais 16 cidades da região, estão disponíveis 7.110 vagas. A Escola Técnica Estadual José Martimiano da Silva, o popular “Colégio Industrial”, na rua Tamandaré nº 520, no bairro Campos Elíseos, na Zona Norte, oferece 880 vagas gratuitas. As redes sociais da unidade são Facebook e Instagram (@EtecRP).
Outras informações pelos telefones (16) 3610-8374 e 0800-772 2829 ou pela internet. Há vagas para os Ensinos Médio, Técnico, Médio integrado ao Técnico, Articulação da Formação Profissional Média e Superior (AMS), Especializações Técnicas ou às vagas remanescentes de segundo módulo, com aulas presenciais e no Ensino a Distância (EaD).
As oportunidades para o formato online são para os cursos técnicos de Administração (1.800 vagas), Comércio (340), Desenvolvimento de Sistemas (980), Guia de Turismo (660), Secretariado (300), Transações Imobiliárias (920) e de especialização técnica em Gestão de Projetos (920 vagas).