Adriana Dorazi – especial para o Tribuna Ribeirão
A Escola Técnica Estadual (Etec) de Cravinhos iniciou o funcionamento no último dia 7 de fevereiro, mas ainda não tem uma placa de inauguração. Essa solenidade foi reservada para o aniversário da cidade, nesta terça-feira, 19 de março. Na prática a unidade já abre novas oportunidades de ensino técnico para 160 jovens.
Localizada no terreno de mais de nove mil metros quadrados onde antes havia um clube desativado, a ETEC – que faz parte do Centro Paula Souza (CPS) – recebeu investimento de R$ 10,6 milhões. Conta com cinco salas de aula, laboratórios de informática e ciências, auditório, biblioteca, espaço de leitura, salas administrativas e quadra poliesportiva com arquibancada, entre outros ambientes.
Também há a Sala de Integração Criativa com Espaço Maker, novidade que está sendo implementada em todas as unidades do Centro Paula Souza (CPS). O diretor Airton Pereira de Moraes traz para a cidade a experiência do trabalho na Etec Angelo Cavalheiro em Serrana.
“Atualmente temos quatro turmas de 40 alunos: Ensino Médio Integrado à Administração, Ensino Médio Integrado à Logística, ambas no período da manhã (das 7h às 12h20) com duração de três anos. Temos também uma turma de Técnico em Administração e outra de Técnico em Logística, essas sendo ofertadas no período noturno (das 19h às 22h50), com duração de 1 ano e meio, de segunda à sexta”, detalha.
O prefeito de Cravinhos, Itamar Bueno, participou da articulação política que permitiu que a cidade ganhasse a unidade. “Eu sei do nosso esforço para que a Etec se tornasse realidade aqui. E com a chegada de novas empresas a cada dia no município, é muito necessário com que tenhamos mão-de-obra qualificada. A escola técnica possibilitará com que formemos estudantes em diversos cursos”, destaca.
Novas oportunidades
Segundo o diretor Airton, a Etec apresenta uma estrutura excepcionalmente elaborada, contando com docentes de altíssima qualidade e uma equipe administrativa e de apoio dedicada. “Nossa responsabilidade é elevada e nosso único objetivo é proporcionar ensino de qualidade, seguindo o padrão do Centro Paula Souza”, completa.
Para 2025 o planejamento é abrir novas turmas do Ensino Médio (diurno) e do Técnico (noturno). O processo de abertura está previsto para ocorrer em outubro/2024 e será amplamente divulgado na cidade. “Os cursos a serem oferecidos ainda não estão definidos, pois iremos consultar os segmentos empresariais locais para atender à demanda do mercado e da comunidade”, afirma.
O início das atividades ocorreu com sucesso, com feedback positivo dos pais e dos alunos, tanto do Ensino Médio quanto do Técnico. “A Etec Cravinhos está de portas abertas para todos. Estamos ansiosos para a inauguração, prevista para 19 de março, coincidindo com o aniversário da cidade. Um presente belo e merecido”, finaliza.
Estrutura de ensino
Cravinhos integra a região administrativa de Ribeirão Preto, que contabiliza atualmente seis Etecs, nas cidades de Guariba, Monte Alto, Ribeirão Preto, Santa Rosa de Viterbo, São Simão e Serrana. O CPS também conta com três Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) na região, localizadas em Jaboticabal, Ribeirão Preto e Sertãozinho.
Com a nova unidade, o CPS passa a administrar 228 Etecs, presentes em 170 municípios, além de 77 Fatecs em 70 cidades paulistas. O Centro Paula Souza é uma autarquia do Governo do Estado de São Paulo, vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. Atualmente, o CPS tem mais de 316 mil alunos matriculados em cursos técnicos de nível médio e superiores tecnológicos.
Nas Etecs, mais de 226 mil estudantes estão matriculados nos Ensinos Técnico, Integrado, Médio e Especialização Técnica, incluindo habilitações nas modalidades presencial, semipresencial e online. As Etecs oferecem 216 cursos, voltados a todos os setores produtivos públicos e privados.
O procedimento para ingressar na Etec é o vestibulinho. O interessado precisa fazer inscrição e depois uma prova. Dependendo da classificação e do número de vagas no curso pretendido, é feita a convocação para matícula.
Os requisitos são:
– Para o ingresso na modalidade do Ensino Médio Integrado ao Técnico o jovem precisa ter concluído o 9º ano do fundamental.
– Para matricular no Técnico a pessoa precisa estar pelo menos matriculada na 2ª série do ensino médio. (essas informações devem ser comprovadas por documento).
Qualquer pessoa pode se inscrever em quantas Etecs desejar, vários alunos estudam em um município e residem em outro, não é um impeditivo.
Os cursos são 100% gratuitos. A pessoa só precisa pagar uma taxa na inscrição pra poder fazer a prova, atualmente quem faz o processo vestibulinho é a FAT.