Tribuna Ribeirão
Saúde

Estudo sugere novas utilidades para a vitamina C

Vitamina C pode ajudar a melhorar o desempenho de plantas / Autor: Pixabay - Fonte: Pexels

Um estudo realizado pelo Centro de Pesquisa de Processos Redox em Biomedicina (Redoxoma) revelou novas descobertas sobre a vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico. Ela é capaz de diminuir a oxidação de proteínas nas células. Isso traz duas novas aplicações para a vitamina: na agricultura e na saúde.

De acordo com o professor que coordenou a pesquisa, Luis Eduardo Soares Netto, os experimentos realizados em laboratório foram in vitro. Ainda estão sendo feitos estudos, mas a redução da oxidação de uma enzina chamada 1-Cys peroxirredoxina pode auxiliar na germinação, por esse motivo pode ajudar a melhorar o desempenho do cultivo de plantas na agricultura.

Na saúde, ela pode ajudar a reduzir a gravidade viral causada por bactérias e fungos. A mesma enzima, 1-Cys peroxirredoxina, também faz parte do processo de virulência. As informações são de um artigo escrito por Júlio Bernardes para o portal Jornal da USP.

Em entrevista, Soares Netto explicou que “se você tira o gene que codifica essa enzina da bactéria Pseudomonas aeruginosa, ela deixa de ser virulenta em camundongos. E o único redutor dessa enzima é o ascorbato. Portanto, esse processo pode ser relevante para saúde, ajudando a desvendar novos mecanismos associados com virulência de bactérias.”

Os benefícios já conhecidos da vitamina C

Os benefícios do consumo dessa vitamina vêm sendo revelados ao longo dos anos, mostrando que ela é indicada para muito mais do que apenas combater gripes e resfriados. A vitamina C também serve para aumentar a imunidade, já que auxilia na produção de glóbulos brancos. Ainda, ela é famosa por ajudar na absorção do ferro, indispensável para evitar a anemia.

Também é muito benéfica para a saúde dos ossos, pele, tendões e paredes dos vasos sanguíneos, por participar da produção do colágeno. Seu uso ainda pode atuar na prevenção de derrames.

A vitamina C ainda atua na estética, combatendo o envelhecimento. Por atuar na formação de colágeno, ela previne o surgimento das linhas de expressão, deixa a cútis mais firme e auxilia até mesmo no clareamento de manchas. Para o cabelo, ela ajuda a fechar as cutículas e aumenta o brilho, combate a escamação do couro cabeludo e protege os fios de procedimentos químicos.

A vitamina pode ser absorvida através de uma alimentação saudável balanceada. Além das frutas cítricas que já conhecemos, brócolis, couve, caju, mamão, manga, acerola, goiaba, pimentão amarelo, morango, salsa e kiwi também são alimentos ricos em vitamina C. Quando em deficiência ela pode ser suplementada, porém, sempre com acompanhamento médico.

Postagens relacionadas

UE quer comprar 300 mi de doses da Pfizer

Redação 1

Congresso aprova MP que obriga planos a cobrirem medicamentos orais contra câncer

William Teodoro

Casos de coronavírus sobem para 69

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com