Com o retorno das aulas presenciais nas escolas municipais e estaduais, em 1º e 8 fevereiro, respectivamente, a gratuidade do transporte coletivo dos estudantes será retomada. Em março do ano passado a Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto (Transerp) suspendeu a utilização do cartão estudantil gratuito para estudantes da rede pública.
Estabelecida por lei municipal em 2012, a gratuidade beneficia alunos de escolas públicas que se cadastraram para ter a isenção. Na prática, é a prefeitura quem repassa mensalmente para o Consórcio PróUrbano o valor que seria pago pelos estudantes. Segundo dados divulgados pela Transerp, em 2020 tinham direito à gratuidade 13.061 jovens das redes municipal e estadual de ensino.
Com o reinício do ano letivo presencial, a Secretaria da Educação de Ribeirão Preto também reativará o contrato de transporte escolar de alunos da rede municipal de ensino, suspenso desde abril de 2020 por causa da interrupção o fim das aulas presenciais devido à da pandemia de coronavírus.
O transporte escolar é um serviço que atende, prioritariamente, alunos de zona rural e, excepcionalmente, alunos de zona urbana com idade entre quatro e 12 anos incompletos e que não tenham escola disponível a mais de dois quilômetros de distância de suas casas. Cerca de dois mil alunos fazem uso do serviço.