Tribuna Ribeirão
Ciência e Tecnologia

Estudantes do Senac desenvolvem habilidades com Minecraft

Com o objetivo de trazer novas abordagens de ensino em sala de aula, o Senac São Paulo adotou recursos do Mi­necraft Education Edition para os alunos do ensino médio da instituição. O projeto, que teve início no ano letivo de 2022, tem o foco de atender às de­mandas de atualização das práticas de ensino e aprendiza­gem, com aulas mais dinâmi­cas e multidisciplinares, que se adequem ao perfil mais conec­tado dos jovens.

Utilizado para promover e estimular o processo de aprendizagem, o game atua em diversos aspectos: racio­cínio lógico, pensamento computacional, colaboração coletiva, comunicação e de­senvolvimento de habilida­des socioemocionais em um ambiente digital imersivo, incluindo o ensino sobre his­tória e geografia, por meio de atividades práticas incluídas no universo dos jogos.

O recurso já foi disponi­bilizado para 164 turmas de diferentes unidades no esta­do, impactando mais de 6 mil alunos. Além disso, a institui­ção de ensino capacitou 440 professores, em diferentes áreas do conhecimento, que passaram a usar o programa em suas disciplinas.

O Minecraft Education Edition, é um jogo do tipo sand box, sendo assim, per­mite ao usuário construir ambientes e estruturas no mundo virtual e interagir com elas. Atualmente, está presente em mais de 100 paí­ses ao redor do mundo, como ferramenta para ensino e aprendizagem das seguintes disciplinas: história, física, ci­ências, arte, poesia, cidadania digital, entre outras. Além disso, o conteúdo permite maior interdisciplinaridade, uma das principais caracte­rísticas destacadas no Novo Ensino Médio, aprovado em 2017 (Lei nº 13.415/2017).

Ribeirão Preto
Esse foi o caso dos alunos da unidade Ribeirão Preto, que desenvolveram uma repro­dução do sistema econômico feudal no jogo. O game foi usado de forma a ampliar as habilidades de análise sobre a formação de territórios e fron­teiras, em diferentes tempos e espaços. Desse modo, contri­buiu para o entendimento dos estudantes sobre a evolução do processo histórico, da atual ge­opolítica mundial.

“A possibilidade de ela­borar um feudo, articulou a criatividade dos alunos para criarem um cenário que foi conhecido a partir da pesquisa elaborada previamente, além das imagens que foram com­partilhadas durante as aulas. O jogo também estimula o trabalho colaborativo, no qual os educandos trabalharam em conjunto para elaboração dos cenários planejados, no pra­zo estipulado”, explica Cleber Sberni, docente de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas do Senac Ribeirão Preto.

Desde 2011, a Microsoft já apoiou mais de 7.500 star­tups no Brasil, por meio de doações de mais de US$ 202 milhões, em créditos de nu­vem. Outra proposta focada no ensino e aprendizagem, por meio da gamificação no Minecraft EE, foi o desen­volvimento do projeto anual dos alunos da mesma unida­de, responsáveis por criarem uma cidade sustentável com foco em áreas periféricas e acesso aos serviços básicos. Eles não só criaram propostas de melhorias na cidade, para torná-la mais acessível, como também usaram inteligên­cia artificial com tecnologia de voz (assistente virtual.) O desenvolvimento do projeto articulou os saberes de todas as áreas de conhecimento do Ensino Médio e o itinerário de formação técnica e profis­sional em Informática.

Enquanto isso, os alunos do Ensino Médio Técnico em Informática do Senac São Bernardo do Campo, unidade da Grande São Pau­lo, utilizaram o jogo para criar um Museu Histórico da Computação, aplicando conhecimentos relacionados ao impacto da tecnologia da informação e sua relação com passado, presente e futuro. Além de toda a pesquisa, tra­balho conceitual e criativida­de envolvidos na experiência, os estudantes refletiram so­bre ética e tecnologia.

“Com o uso do Minecraft, conseguimos criar o Museu Histórico da Computação e comparar o quanto e como a tecnologia evoluiu nesses anos. No passado, os equi­pamentos eram grandes, ro­bustos e não muito eficien­tes, e hoje são mais rápidos e compactos. Adorei aprender sobre a história da tecnologia com o uso do jogo”, afirma Pedro Leonardo Laurentino Alves, aluno do 1º ano do Ensino Médio Técnico em Informática do Senac São Bernardo do Campo.

“A plataforma do Mine­craft: Education Edition tem como objetivo incentivar a criatividade, a colaboração e a resolução de problemas de uma forma leve e lúdica para os estudantes. É uma ferra­menta que está alinhada com a educação moderna, ideal para o desenvolvimento in­tegral do aluno, englobando disciplinas e conhecimentos variados. Além disso, por ser um jogo popular entre os jo­vens e crianças, faz com que o aprendizado seja realizado com uma conexão a algo que já faz parte de sua rotina, com uma linguagem simples e fa­miliar para eles.”, destaca Vera Cabral, diretora de Educação­-Skilling da Microsoft Brasil.

Com o objetivo de unir a realidade dos games a uma proposta de educação, o Mi­necraft Education Edition oferece para educadores e alunos: atividades interativas, ferramentas pedagógicas, jo­gos multiplataforma, entre outros recursos que auxi­liam no processo de ensino e aprendizagem.

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