Estudantes da Escola Técnica José Martimiano da Silva (ETEC) estão reivindicando melhorias, como a instalação de um ecoponto, no bairro Antonio Palocci, Zona Norte da cidade. A busca de melhorias para o bairro onde vivem faz parte do projeto “Nós Propomos”, realizado pela escola e pioneiro na cidade. Nele, os estudantes levam as necessidades dos bairros para o poder público.
O Projeto “Nós Propomos” foi criado inicialmente em Portugal e tem por finalidade promover o exercício efetivo da cidadania pelos estudantes. Atualmente é realizado em outros seis países, como o Brasil. As ações envolvem o Estudo de Caso para a identificação de problemas locais e a apresentação de propostas de resolução pelos alunos.
Depois de uma primeira fase de sensibilização para as questões da cidadania e desafios locais, os alunos identificam, em pequenos grupos, problemas que lhes são significativos, na área da escola e da sua residência. Os alunos e professores têm reuniões com responsáveis e técnicos da Câmara Municipal sobre as principais orientações e preocupações locais, veiculadas, designadamente, no Plano Diretor Municipal.
Em Ribeirão Preto, para viabilizar melhorias no bairro Antonio Palocci, um grupo de estudantes procurou o vereador Mauricio Vila Abranches (PSDB) e, junto com ele, fizeram uma visita ao local. Durante a visita os alunos Pedro Villela, Caiuã Oliveira, Marina Freitas e Matheus Scandelari, o professor Odair Ribeiro e Marina Rossini, do departamento administrativo do Centro Paula Souza, fizeran uma caminhada pelas áreas públicas próximas à rua Antônio Gomes de Souza.
Percorrendo as áreas, muitas irregularidades foram constatadas, entre elas: despejo irregular de lixo, de entulho e até animais mortos; invasões e falta de manutenção adequada. Diante da situação os alunos solicitam a implantação de um ecoponto no bairro.
A aluna Marina Freitas defende a implantação. “É muito desconfortante perceber que as pessoas não têm consciência em relação ao lixo. Vimos muito lixo, sofá e todo tipo de material jogado nesses terrenos baldios. Acreditamos que se recebermos um ecoponto aqui, esse problema vai acabar”, comenta esperançosa.
O professor Odair acredita na força da juventude. “É gratificante ver o envolvimento dos alunos com a sua comunidade. Durante o estudo de cada caso, os estudantes fazem o levantamento dos problemas, entrevistas com os moradores e compilam as informações. Acredito que aproximar os alunos da realidade cotidiana do espaço onde vivem, também é uma função do professor”, destacou Odair.
Além dos alunos do bairro Antonio Palocci, o vereador também já recebeu solicitações de alunos que moram nos bairros: Jardim Aeroporto, Campos Elíseos e Jardim Anhanguera. Os estudantes dos Campos Elíseos reivindicam mais segurança; do Jardim Aeroporto cobram manutenção do asfalto e nas calçadas, já os alunos do Jardim Anhanguera pedem a instalação de mais pontos de parada do transporte coletivo. O parlamentar informou que todas as reivindicações serão relacionadas e enviadas ao Executivo Municipal.