Por meio do Projeto Rede de Leitura, estudantes do Ensino Fundamental do Colégio Marista Champagnat, de Ribeirão Preto estão produzindo e compartilhando histórias, com o objetivo de levar cultura e lazer de forma acessível a toda comunidade. O intuito é colaborar com a produção de leitura de qualidade para todos.
Os livros são criados pelos próprios estudantes e abordam o tema geral “O futuro que queremos” por meio dos gêneros comédia, suspense e mistério. O público-alvo são os deficientes visuais e crianças que ainda estão na fase de alfabetização. As obras serão disponibilizadas de forma escrita, com audiodescrição e está sendo viabilizada uma intérprete de Libras para fazer a leitura junto com a criança.
A turma se dividiu em grupos para produzir os textos, fazer as ilustrações, a sonorização, a narração com a ajuda da professora de teatro e a edição de todo o material, que deve ficar pronto até o final de setembro e será lançado em um site, que está sendo criado pelos estudantes.
O Mistério do Gnomo, Caio e seu Sonho do Futuro, O Mistério das Pirâmides do Egito, Os Mistérios dos Marcianos, Um Sonho Possível, Ane e o Mistério do Relógio, O Mistério da Máquina do Tempo, O Mistério do Lago Negro são alguns títulos produzidos. As obras “misteriosas” são crônicas, temas do cotidiano com caráter de crítica, como, por exemplo, aquecimento global.
Caio e seu Sonho do Futuro e Um Sonho Possível trazem histórias diferentes de personagens que se preocupam com o futuro e tentam, de alguma forma, fazer algo para preservar o meio ambiente. “É um projeto muito bacana, as crianças estão envolvidas e desenvolvem a empatia e o olhar cuidadoso com o outro”, conta a professora da turma, Rafaela Teixeira.