Os alunos do Programa de Pós-Graduação em Direitos Coletivos e Cidadania (PPGDCC) e do curso de Direito da Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp) aderiram à campanha “Papai Noel dos Correios”, que comemora 30 anos em 2019. Eles acolheram 400 cartinhas de crianças carentes e já atenderam a 315 pedidos – os itens foram deixados na Agência Central da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), na rua Álvares Cabral nº 612, no Centro Histórico da cidade.
Meninos e meninas vão ganhar bolas, bonecas, bicicletas, peças de roupas, sapatos, videogame, material escolar e outros itens. O curso é coordenado pelo atual promotor da Cidadania, Sebastião Sérgio da Silveira. Em Ribeirão Preto, as cartas com os pedidos de presente de Natal foram remetidas para os Correios até 6 de dezembro. Já o prazo para adesão de pessoas interessadas em patrocinar alguma das cartas termina nesta sexta-feira, dia 13.
Durante a campanha, os Correios recebem as cartinhas de crianças que enviaram seus pedidos diretamente ao Papai Noel e, também, de estudantes das escolas da rede pública (até o 5º ano do ensino fundamental) e de instituições parceiras, tais como creches, abrigos, orfanatos e núcleos socioeducativos.
Desde 2010, os Correios estabeleceram essas parcerias com as secretarias municipais de Educação, a fim de trabalhar ações como o desenvolvimento da habilidade da redação de carta, o endereçamento correto e o uso do CEP. No ano passado, a Agência Central da ECT em Ribeirão Preto recebeu 5.700 cartinhas, das quais 4.850 foram adotadas – 85% do total.
A meninada pede por escrito tudo o que deseja encontrar debaixo da árvore de Natal, em 25 de dezembro. Em 2017, os Correios receberam 6,3 mil cartas na região, das quais 4,1 mil foram atendidas, 65% do total. A entrega do presente deve ser feita pelo padrinho na unidade dos Correios onde a cartinha foi retirada. A ECT levará o presente até a criança.