O prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB) esteve reunido nesta terça-feira, 6 de março, com o diretor geral da Agência Reguladora dos Transportes do Estado de São Paulo (Artesp), Giovanni Pengue Filho, para tratar de assuntos relacionados às obras de duplicação da avenida Antonia Mugnatto Marinceck, a popular “Estrada das Palmeiras”, no Complexo Ribeirão Verde, Zona Leste de Ribeirão Preto.
A avenida terá alça de acesso à Rodovia Anhanguera (SP- 330), e o tucano solicitou, em caráter de urgência, um estudo do tráfego e um projeto de interligação da via com a estrada. A expectativa é que os documentos sejam expedidos até maio para que as obras sejam executadas entre 60 e 90 dias.
Nogueira estava acompanhado do secretário municipal de Obras Públicas e de Infraestrutura, Pedro Luiz Pegoraro, um técnico da Empresade Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto (Transerp) e de um representante da Tecla Construções, empresa responsávela pela duplicação da “Estrada das Palmeiras”.
“Solicitamos um estudo do tráfego no local e um projeto de funcionalidades relacionado ao encaixe da avenida Mugnatto Marinceck na Anhanguera”, explica o chefe do Executivo. O próximo passo será protocolar o projeto na prefeitura e depois encaminhá-lo à Artesp, que providenciará as análises para a adequação viária.
“A parte de terraplanagem já está sendo realizada. Para dar agilidade no andamento das obras, estamos trabalhando de forma integrada, envolvendo todas as secretarias municipais para colaborar no que for possível”, diz Nogueira, que na semana passada esteve no canteiro de obras.
Segundo o secretário municipal de Obras Públicas, a duplicação da via encontra-se dentro de cronograma previsto. “Está sendo executada a limpeza de vegetação e terraplanagem da Anhanguera até o córrego Palmeiras e instaladas as galerias de águas pluviais, nas duas pistas”, explica.
No trecho que compreende a Igreja de Santa Rita de Cássia das Palmeiras até o final da rua José Malvaso, estão sendo executados os serviços de terraplenagem, drenagem em cerca de 900 metros de comprimento, com tubulação, alas e dissipadores de energia pluvial em concreto armado.
Os projetos de instalação de água fria e saneamento sanitário, aprovados pelo Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto (Daerp), já foram finalizados. No canteiro de obras trabalham funcionários da Tecla Construções e também da Leão Engenharia, que está locando equipamentos para a empresa responsável pelo contrato. O prazo para conclusão da duplicação é dezembro deste ano.
No ano passado, a administração municipal rompeu, unilateralmente, o contrato com a Prime Infraestrutura, que venceu a licitação mas cumpriu menos de 105 do cronograma. A intervenção teve continuidade porque a terceira empresa habilitada pela comissão de licitação, em abril de 2016, para execução do projeto de duplicação da via, a Tecla Construções, aceitou, em 13 de novembro do ano passado, prosseguir com as obras. A construtora é a mesma que realizou a polêmica reforma do calçadão.
A empresa havia se comprometido a entregar as obras de pavimentação e duplicação da avenida Antônia Mugnatto Marincek, entre a Rodovia Anhanguera e rua José Malvaso, em 18 meses, contando a partir da data em que assinar o contrato, mas reduziu o prazo em seis meses. A duplicação da avenida é uma das obras executadas com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento II – PAC da Mobilidade Urbana, com investimento total de R$ 310 milhões.
A Prime Infraestutura venceu o certame ao apresentar o menor valor, de R$ 25,3 milhões. A obra estava orçada inicialmente em R$ 35,9 milhões. A empresa recebeu da prefeitura R$ 2,23 milhões. Ou seja, restam cerca de R$ 23,07 milhões para serem investidos na duplicação.
Duplicação – A duplicação da avenida Antonia Mugnatto Marincek, a popular “Estrada das Palmeiras”, está sendo feita entre a Rodovia Anhanguera e a rua José Malvaso, no Jardim Antônio Palocci, beneficiando cerca de 80 mil moradores.
Os mais de quatro quilômetros da avenida vão receber urbanização completa, que inclui duplicação da via, pavimentação, ciclovia, bancos, lixeiras, abrigos em ponto de ônibus, rampas, calçadas e paisagismo. A avenida também contará com infraestrutura completa com a instalação de redes de água, esgoto e galerias de águas pluviais.