Tribuna Ribeirão
Saúde

Estado vai realizar um milhão de testes

© Agência Gazeta

O governo de São Paulo vai aplicar, a partir de 15 de maio, testes rápidos de coronavírus em pessoas que não apresentam sin­tomas da covid-19 mesmo após expostas a pacientes com a do­ença. O projeto piloto é feito em parceria com a Polícia Militar e abrange 35 mil profissionais da capital e seus familiares, totali­zando 145 mil pessoas.

Cerca de um milhão de exa­mes serão usados na primeira fase. Do total, 500 mil foram comprados por R$ 30 milhões pelo Instituto Butantan, que co­ordena a Plataforma de Labora­tórios para Diagnóstico de Co­ronavírus no Estado. Os demais kits foram fornecidos pelo Mi­nistério da Saúde e já estão em fase de envio aos municípios – a aplicação dos testes e envio das amostras para as análises fica a cargo das prefeituras.

O teste rápido de Igm/Igg, que identifica em aproximada­mente 15 minutos a presença de anticorpos do coronavírus no sangue, será usado em pes­soas que permaneceram assin­tomáticas por mais de 14 dias após contato com pacientes de covid-19. O protocolo para as pessoas sem sintomas será a re­alização do exame do tipo RT­-PCR, que identifica o material genético (RNA) do vírus.

Esse tipo de exame já está sendo realizado na rede públi­ca de São Paulo desde o início de março, com prioridade para mortes suspeitas, pacientes com síndromes respiratórias graves e profissionais da saúde. O teste rápido também será realizado em profissionais da saúde e da segurança pública; internos da Fundação Casa e detentos do sistema prisional; doadores de sangue; pessoas que vivem em asilos, casas de repouso, orfana­tos e comunidades terapêuticas.

A realização do teste rápido também será indicada para pes­soas que manifestaram sinais leves da doença após 14 dias do fim dos sintomas. Para pacientes com os sintomas, mesmo leves, será indicado o exame de RT­-PCR. “Estamos ampliando a estratégia de testagem da popu­lação e esperamos com isso ter uma melhor dimensão da curva de infecções no Estado de São Paulo. Isso é fundamental para a tomada de decisões no enfren­tamento da pandemia”, afirma Dimas Tadeu Covas, diretor do Instituto Butantan.

Estudo semelhante será re­alizado em Ribeirão Preto com 728 pessoas, entre esta sexta-fei­ra, 1º de maio, feriado do Dia do Trabalho, e domingo (3), para traçar um gráfico da propagação do novo coronavírus na cidade. O objetivo é fornecer subsídios à administração municipal visan­do a retomada das atividades co­merciais, industriais, educativas e de lazer. A iniciativa pragmáti­ca é do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina – ligada à Universidade de São Paulo (HCFMRP/USP) – e da Secreta­ria Municipal da Saúde.

As pessoas já foram sortea­das e serão abordadas em seus domicílios por profissionais devidamente identificados com crachás e uniforme verde ou amarelo do HC e protegidos com equipamentos como más­caras e luvas. Foram levados em consideração o sexo, a idade e o local de residência. Será aplica­do termo de consentimento es­clarecido e quem concordar em participar deverá responder a um questionário contendo sele­tas variáveis clínicas e demográ­ficas, passar por coleta de sangue e de swab de nasofaringe.

Sobre a rede de laboratórios
A Plataforma de Laborató­rios para Diagnóstico do Coro­navírus foi criada em 3 de abril e zerou a demanda reprimida por exames de RT-PCR em menos de 20 dias. Ao todo, são 42 labo­ratórios habilitados e capacidade para fazer até 5 mil exames por dia e, a partir de maio, a capaci­dade será de até 8 mil processa­mentos de amostras diárias. São Paulo terá capacidade de realizar cerca de 27 mil exames de PCR por milhão de habitantes, núme­ro superior ao de países como EUA, França e Reino Unido.

Postagens relacionadas

COVID-19 – Brasil já soma 704.488 mortes

William Teodoro

RP já imunizou 12.371 pessoas

William Teodoro

Pediatras alertam para queda na vacinação infantil durante a pandemia

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com